Porto Alegre: Ricardinho Alves participa do Rolando Garra nesta quarta-feira Atleta paralímpico da seleção brasileira de futebol de 5 para deficientes visuais estará presente na cerimônia de abertura do torneio de integração da Fundação Tênis.

Porto Alegre: Ricardinho Alves participa do Rolando Garra nesta quarta-feira

A Fundação Tênis convidou o multicampeão Ricardinho Alves, da seleção brasileira de futebol 5 para deficientes visuais, para entregar a Medalha Pierre de Coubertin da instituição a nove alunos. A cerimônia acontecerá durante a abertura do torneio de integração Rolando Garra, nesta quarta-feira, dia 25, às 9h30min, no Parque Esportivo da PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.690 – Porto Alegre/RS). O campeonato prosseguirá durante a tarde e também na quinta-feira, dia 26, a partir das 9 horas, reunindo 610 crianças e adolescentes.

O atleta gaúcho Ricardinho, atual tricampeão mundial, tricampeão paralímpico e tricampeão parapan-americano, entre outros títulos, foi convidado a entregar a Medalha Pierre de Coubertin por sua história de determinação, resiliência e conquistas. Esta distinção é dada a nove alunos, um de cada um dos núcleos que a Fundação Tênis tem no Rio Grande do Sul e em São Paulo, que melhor representam a vivência dos Valores Olímpicos, de Amizade, Respeito e Excelência. A escolha desses alunos é feita por meio de eleições diretas, em dois turnos, entre os colegas de núcleo. É uma ação importante que valoriza a democracia e a cidadania.

ENCONTRO – Antes da cerimônia de abertura, Ricardinho participará de um encontro com os mantenedores e convidados da diretoria da Fundação Tênis. Neste evento, é feito um breve relato das atividades quemvem sendo realizada pela instituição, e dos resultados alcançados. Além disso, um ex-aluno faz um relato de sua trajetória de vida a partir do ingresso no programa social e educativo realizado pela entidade.

TORNEIO – Os jogos do Rolando Garra, disputados em 25 categorias, acontecem durante os dois dias do evento. Totalizam 765 partidas. A cerimônia de encerramento será na quinta-feira, dia 26, às 16h30min. Todos os participantes recebem medalhas, e os campeões e finalistas ganham troféus.

A FUNDAÇÃO – A Fundação Tênis é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que desenvolve um programa social e educativo por meio do Esporte, com proposta pedagógica baseada na Educação Olímpica. Completou 17 anos no dia 11 de maio deste ano. Seu trabalho é direcionado para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que matriculados e frequentando a rede pública de ensino. Atualmente assiste a cerca de 850 jovens, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. O objetivo é fazer com que estes jovens, a partir da vivência dos Valores Olímpicos – Respeito, Amizade e Excelência –, reescrevam seus projetos de vida, resgatem sua cidadania e construam diferentes oportunidades para suas vidas.

A Fundação Tênis conta com o suporte financeiro de pessoas físicas, chamadas de Padrinhos, e de pessoas jurídicas, que se dividem em Mantenedoras e Apoiadoras. Atualmente seu time de mantenedoras conta com Associação Leopoldina Juvenil, Banrisul – Vero, BRDE, BNP Paribas, Confederação Brasileira de Tênis – Correios, Évora, Gerdau, Grupo Oleoplan, Instituto Lojas Renner, Liberty Seguros, Lojas Colombo, Pagzilla, Piccadilly Company, Sulgás, Usaflex, White Martins, XP Investimentos e Zaffari.

A 11ª edição do Rolando Garra conta também com o apoio do Sistema Fecomércio-RS/SESC e PUCRS.

Abertura_CristianoSantanna

Agenda Cidade Destaque Esporte