Porto Alegre: Semana Municipal da Juventude começa neste sábado Programação inclui atividades em várias regiões da Capital

Porto Alegre: Semana Municipal da Juventude começa neste sábado

Deste sábado, 11, a 19 de agosto, a Semana de Um Olhar para a Juventude de Porto Alegre apresentará atividades em várias regiões da Capital, que serão realizadas por cerca de 70 organizações da sociedade civil e públicas, com oferta de serviços federais, estaduais e municipais. O evento é organizado pela prefeitura, por meio da Coordenadoria da Juventude da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), em parceria com a Rede Juventudes de Porto Alegre.

De acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE), 27% da população de Porto Alegre é formada por jovens de 12 a 29 anos. A secretária Denise Russo destaca a capacidade de mobilização e de produtividade deles. “Os jovens são responsáveis pelo futuro do país e por aproximar a inovação ao dia-a-dia da cidade, a partir de redes de colaboração e de novos modelos de atuação”, ressalta.

Programação inclui ações e eventos em várias áreas, com representação de todas as tribos e segmentos jovens de Porto Alegre. O coordenador da Juventude da Diretoria dos Direitos Humanos da SMDSE, Filipe Tisbierek, enfatiza o objetivo do evento. “A proposta é, na contramão das notícias negativas, mostrarmos a força da juventude e todas suas qualidades e talentos, com o protagonismo dos jovens. Poder público e sociedade civil precisam se unir de forma consciente e colaborativa, assegurar um desenvolvimento adequado para esses cidadãos, que serão responsáveis pelo futuro.”

O destaque da programação é a Estação da Juventude, que ocorrerá na quarta-feira, 15, das 10h às 18h, no Largo Glênio Peres. O evento inclui atividades culturais, orientação jurídica, sobre direitos do consumidor, o mercado de trabalho, medidas de proteção ao meio ambiente, separação correta de resíduos, ID Jovem, informações para o público LGBTI, inscrições para cursos gratuitos, testes rápidos de HIV e Sífilis.

Comunicação Destaque Notícias