Porto Alegre: Seminário internacional fará parte da celebração de 30 anos do OP Secretário Carlos Siegle reuniu-se com a comissão organizadora das comemorações. Foto: Alex Rocha/PMPA

Porto Alegre: Seminário internacional fará parte da celebração de 30 anos do OP

Um seminário internacional deverá ocorrer em Porto Alegre, em agosto, como parte das comemorações dos 30 anos do Orçamento Participativo (OP). O planejamento da programação foi debatido, nesta quarta-feira, 15, em reunião do secretário-adjunto de Relações Institucionais do município, Carlos Siegle, com integrantes da comissão organizadora das atividades. “A comissão encaminhou algumas ações comemorativas ao aniversário do OP, que será, ao mesmo tempo, a comemoração dos 30 anos do OP no mundo, visto que Porto Alegre é a inspiradora para as mais de 7 mil experiências existentes”, ressalta Siegle.

Para setembro, está previsto um evento no piquete do OP montado tradicionalmente no Parque Harmonia, durante a Semana Farroupilha. Em data ainda a ser definida, o aniversário será festejado com um bolo de 30 metros, no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico da Capital. A programação terá também eventos promovidos pelas regiões do OP e uma exposição itinerante de fotos e banners mostrando a trajetória das três décadas da participação popular na decisão sobre aplicação de recursos municipais e as transformações que ela trouxe para a cidade.

O OP destaca-se por ser um processo dinâmico em que os porto-alegrenses indicam prioridades de investimentos a serem feitos pela prefeitura. É um mecanismo governamental que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre o orçamento público. Porto Alegre já é referência internacional em democracia participativa e gestão pública urbana por ter sido pioneira na implementação desse sistema, em 1989. Agora, é também a primeira cidade brasileira a adotar a plataforma digital do Orçamento Participativo, para votação eletrônica.

Comunicação Destaque Notícias