Porto Alegre: Simpósio da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre debate Formas Extremas de Padecimento Psíquico na Infância e Adolescência Analia Wald, da Associação Psicanalítica Argentina participa do Simpósio, em Porto Alegre.

Porto Alegre: Simpósio da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre debate Formas Extremas de Padecimento Psíquico na Infância e Adolescência

Sabemos que cada ser humano é singular, é único na sua maneira de sentir e de se expressar. Mas também sabemos que somos profundamente afetados pelo espírito da época em que vivemos. Nesse sentido, as múltiplas e contrastantes circunstâncias do momento atual têm se mostrado um solo fértil tanto para o desenvolvimento de potenciais criativos, quanto para o empobrecimento das capacidades de pensamento e enfraquecimento da resistência aos desafios e tensões permanentemente apresentados.

Simpósio SPPAQuando experiências de fragmentação, descontinuidade, vulnerabilidade, perda do sentimento de esperança e sentido da vida, afetam dramaticamente o desenvolvimento psíquico de crianças e adolescentes, o campo da saúde mental vê-se convocado a atuar no enfrentamento desse difícil desafio. Como ajudar a ressignificar a vivência de vazio e a desesperança que tão cedo se instala na subjetividade de muitos jovens? Tentativas de suicídio em jovens têm sido um tema suficientemente estudado, discutido, compreendido?

Consoante com essas preocupações, a Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA) realizará nos dias 12,13 e 14 de setembro o XXI Simpósio da Infância e Adolescência. Terá como título e mote das conferências e debates o tema: Formas Extremas de Padecimento Psíquico na Infância e Adolescência.

Contará com a presença de dois convidados, o psicanalista Alberto Cesar Cabral, da Associação Psicanalítica Argentina que tratará do tema relacionado aos padecimentos extremos em crianças e adolescentes. Também contará com a participação de Analia Wald, da Associação Psicanalítica Argentina, cuja experiência com ambientes de alta vulnerabilidade social, incluindo seus conhecimentos no campo das dificuldades de aprendizagem e trabalho em saúde mental hospitalar será mais uma oportunidade de ampliar o debate sobre o tema proposto.

Agenda Cidade Comportamento Destaque Notícias Porto Alegre Saúde