Porto Alegre: Última semana da campanha de vacinação contra pólio e sarampo Campanha termina no dia 15, quando ocorre mais uma edição do Dia D

Porto Alegre: Última semana da campanha de vacinação contra pólio e sarampo

Faltando pouco menos de uma semana para o fim da campanha de vacinação de crianças de um ano a menores de cinco anos contra sarampo e poliomielite em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atualizou os números do público-alvo atingido durante o período de 6 de agosto até este domingo, 9. Foram administradas 44.460 doses da imunização contra sarampo e 44.381 contra poliomielite, segundo registros do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni) do Ministério da Saúde. Os números são parciais e sujeitos à revisão.

A Campanha termina no sábado, 15, quando ocorre mais uma edição do Dia D de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite, com Unidades de Saúde da Capital abertas ao público para aplicação das doses. Segundo dados registrados no Sipni, a cobertura vacinal da faixa etária da campanha em Porto Alegre é de 68,09% para pólio e 68,21% para sarampo. No Rio Grande do Sul, os percentuais são de 90,63% e 90,37%. No país, 92,51% e 92,33% respectivamente.

Inicialmente, a campanha de vacinação de crianças terminaria em 31 agosto. Como a meta de imunizar 95% do público-alvo não foi alcançada, o ministério decidiu prorrogar por 15 dias o prazo, atendendo a uma solicitação do órgão municipal.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Erno Harzheim, com o prazo estendido, a intenção vem sendo aumentar a cobertura vacinal de crianças de um ano a menores de cinco anos, alvos da campanha nacional em 2018. “Durante a última semana, realizamos ações para sensibilizar a população em escolas e anúncios em locais de grande circulação, além de intensificar visitas domiciliares para buscar o aumento da cobertura vacinal”, declarou Harzheim.

Mesmo crianças já vacinadas na faixa etária da campanha devem ser levadas a uma unidade de saúde. A enfermeira chefe do Núcleo de Imunizações da SMS, Bianca Ledur, reforça a necessidade de levar a caderneta de vacinação das crianças para que a situação vacinal seja analisada. A prefeitura disponibiliza a imunização em 130 salas das Unidades de Saúde em todas as regiões da cidade, das 7h até as 17h. Unidades de Saúde Modelo, São Carlos e Tristeza funcionam até as 22h e a Clínica da Família na Restinga até as 20h.

Comunicação Destaque Notícias