Porto Alegre: WimBelemDon retoma suas atividades na sede recuperada

Porto Alegre: WimBelemDon retoma suas atividades na sede recuperada

Foram 193 dias longe de casa. Mais de seis meses sem o convívio diário com amigos e educadores. Desde o dia 4 de abril, quando um incêndio atingiu a sede do nosso projeto, os educandos, acostumados à essa convivência diária, tiveram que mudar a sua rotina. O bate-bola na quadra de saibro, as brincadeiras no paredão, as aulas e oficinas na sala multiuso e o almoço da tia Rose no nosso super refeitório deixaram de acontecer. Os cinco dias semanais de atendimento na sede do projeto foram substituídos por dois dias na sede campestre da nossa parceira, a Ajuris (Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul). E agora chegou o momento de voltar para casa.

A casa que eles deixaram lá em abril continua no mesmo lugar, mas está muito diferente. Durante o período em que ficou fechada para o atendimento dos educandos, a sede do WimBelemDon não foi apenas recuperada, mas melhorada em muitas áreas. A lista de melhorias realizadas inclui:

  • – Construção de depósito para guarda de materiais administrativos e doações;
  • – Construção de depósito excluviso para guarda de materiais de atividades esportivas;
  • -Substituição de todo o telhado e piso das salas administrativas e vestiários;
  • -Instalação de nova rede elétrica e de lógica nas salas administrativas, vestiário e sala multiuso;
  • – Instalação de sistema de captação e armazenamento de 5 mil litros de água da chuva, que será usada para abastecimento de vasos sanitários e para molhar a quadra de tênis e gramados;
  • – Instalação de sistema de drenagem;
  • – Reforma de telhado e pintura da sala multiuso;
  • – Colocação de calçamento com ladrilhos hidráulicos nas áreas externas e internas da sede;
  • – Colocação de 210m² de gramado;
  • – Instalação de novo sistema de alarme e câmeras de monitoramento;
  • -Instalação de dois novos servidores;
  • – Implementação do PPCI (programa de prevenção contra incêndio);
  • – Instalação do SPDA (sistema de prevenção de descargas atmosféricas);
  • -Troca e pintura do piso do “paredão” (área coberta utilizada para atividades esportivas e recreativas).

Todas essas mudanças só foram possíveis graças a solidariedade de diversas pessoas e empresas que, desde o momento do incêndio, estiveram mobilizadas para nos ajudar. Além das doações financeiras que recebemos de vários lugares (inclusive do exterior), recebemos o apoio de muitas empresas que, ou prestaram serviços de forma gratuíta ou nos doaram materiais. Além disso, contamos com centenas de pessoas que, não podendo fazer doações, se organizaram para divulgar nossas campanhas. O momento de tristeza que nos abateu quando conseguimos entender o que estava acontecendo ao vermos a fumaça saindo do vestiário, foi isso, apenas um momento. A energia que recebemos das mensagens e gestos de solidariedade fizeram com que prontamente nos recuperássemos e colocássemos na prática um dos atributos que ensinamos aos nossos educandos: PERSEVERANÇA. Perseverança que não nos permite desistir e nos ajuda a continuar crescendo e melhorando.

E quis o destino que o Dia do Professor (que ocorre três dias após o Dia das Crianças) marcasse a retomada das atividades na nossa sede. O dia dos educandos e educadores voltarem a se encontrar em casa para seguirem o trabalho de promover TRANSFORMAÇÃO SOCIAL e contribuir para que tenhamos uma sociedade mais JUSTA e AUTOSSUSTENTÁVEL. Enfim, o dia de trabalharmos mais um dos atributos: a GRATIDÃO!

Agenda Cidade Destaque Esporte Segurança