Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento com inscrições abertas Conteúdos focam empregabilidade e preparação para concursos, com ênfases específicas e certificados incluídos.

Pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento com inscrições abertas

A Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento abre novas pós-graduações e atualiza o conteúdo de cursos já oferecidos. As novidades acompanham a evolução do conhecimento na área da saúde e estão adequadas às mais recentes exigências para concursos públicos e para a contratação em instituições privadas, favorecendo a empregabilidade dos alunos. Outro diferencial são as aulas de observação das práticas profissionais realizadas no Hospital Moinhos de Vento – chamado de Observership. “O aluno vivencia com o profissional de assistência como é o dia a dia dele em sua prática profissional”, afirma Roberta Almeida, Diretora Acadêmica da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

Com pós-graduações nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Psicologia, a faculdade passa a oferecer Gestão Hospitalar e Multiprofissional. Dos 25 cursos deste ciclo, oito são novos. Um deles é o de Endoscopia, o primeiro do Sul do país. Entre as pós-graduações com currículo atualizado, está Obstetrícia, focada na formação do enfermeiro obstétrico com ênfase no parto humanizado.

As aulas começam em 17 de maio. Com 360 horas de duração e encontros semanais, quinzenais ou mensais. O período de matrícula – realizada de forma totalmente online – está aberto.

Alguns módulos terão certificação específica incluída na pós-graduação. Em Cardiologia, na área de Enfermagem, o aluno recebe o certificado para Eletrocardiograma (interpretação do exame) e ACLS (sigla em inglês para Suporte Avançado de Vida em Cardiologia). Em Gestão Hospitalar, no curso de Excelência Operacional Hospitalar, o participante garante o certificado Green Belt.

– Essa certificação, que normalmente tem um custo extra, habilita para a melhoria contínua e a inserção no mercado de trabalho – acrescenta Roberta Almeida.

Ainda em Gestão Hospitalar, na pós-graduação MBA em Gestão de Negócios em Saúde, o aluno terá oportunidade de realizar 60 horas na Johns Hopkins durante um período intensivo de duas semanas.

Na pós-graduação em Farmácia, nas especialidades de Oncologia e Hospitalar, os alunos recebem a titulação do do Conselho Regional de Farmácia (CRF). Além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, uma RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) exige a titulação do CRF para o desenvolvimento de atividades específicas na área de Oncologia.

A partir do segundo ano, nas áreas de Fisioterapia e Nutrição, o aluno pode agrupar outros módulos para a dupla ou tripla titulação, visando ter mais de uma especialidade na profissão em um curto período de tempo.  Na Fisioterapia, por exemplo, pode optar por módulos de Ortopedia e Traumatologia e Oncologia. Ainda nessa área, haverá a oportunidade de um estágio remunerado no hospital. É um programa prático com até 18 meses de duração paralelo ao currículo teórico. Para ingressar, é preciso passar por um processo seletivo.

Em Psicologia, há um módulo opcional de Observership – o aluno acompanha as práticas ao lado de um profissional no hospital. Serão oferecidos módulos adicionais de 50 horas.

– É uma vivência prática importante para os profissionais da saúde – acrescenta.

Em todos as aulas haverá videoconferências com profissionais da Johns Hopkins, dos Estados Unidos.

 

 

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Áreas e cursos da pós-graduação da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento:

 

ENFERMAGEM

– Nefrologia

– Oncologia

– Obstetrícia (novo)

– Neonatologia (novo)

– Terapia Intensiva e Emergência Adulto

– Pediatria (novo)

– Cardiologia e Hemodinâmica (novo)

– Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e CME

– Endoscopia (novo)

– Gestão Assistencial em Enfermagem (novo)

 

FISIOTERAPIA

– Hospitalar (currículo atualizado)

Modular:

– Ortopedia e Traumatologia

– Neurologia

 

PSICOLOGIA

– Psicologia Hospitalar

 

FARMÁCIA

– Hospitalar e Clínica

– Oncologia

 

NUTRIÇÃO

– Hospitalar (currículo atualizado)

Modular:

– Terapia Intensiva

– Oncologia

 

 

MEDICINA

– Neurologia Vascular

– Cirurgia Minimamente Invasiva

– Endoscopia Digestiva Alta (novo)

 

Duas novas áreas:

GESTÃO HOSPITALAR

– Auditoria em Saúde

– Excelência Operacional Hospitalar

 

MULTIPROFISSIONAL

– Controle de Infecção

– Neurologia

– Transplante de Órgãos e Tecidos

 

PERIODICIDADE DAS AULAS

– Cursos médicos: mensal

– Cursos equipe assistencial: quinzenal (sextas e sábados)

– Cursos de gestão: semanal (terças e quintas)

 

CALENDÁRIO

– Matrículas: abertas até 17 de maio conforme vagas disponíveis

– Aula inaugural: 17 de maio

 

LOCAL DAS AULAS

– Colégio Bom Conselho e Hospital Moinhos de Vento (teóricas)

– Hospital Moinhos de Vento (práticas)

 

SITE

faculdademoinhos.org.br

Educação Notícias Saúde