Projeto Domingo no Parque realizará nove eventos gratuitos no Auditório Araújo Vianna até junho de 2016

Projeto Domingo no Parque realizará nove eventos gratuitos no Auditório Araújo Vianna até junho de 2016

Sabe quando iniciativa privada e poder público se unem em um projeto bacana? Só pode dar coisa boa né? seguinte, hoje a convite da minha amiga Catia Tedesco, fui até o ARAÜJO VIANNA acompanhar o lançamento do projeto Domingo no Parque. Música gaúcha de qualidade e de graça resgatando uma tradição do Auditório nos anos 70. Lá encontrei um monte de gente legal prestigiando o evento: Alice Urbim, Claudinho e Preta Pereira, Marcelo Campos, Paulo Moreira, Rene Goya Filho, Roberta Amaral, Shana Müller, Vicente Nolasco e me perdoem os outros porque era muita gente. Ao contrário de um monte de “caranguejos”que andam por Porto Alegre eu sempre apoiei a “Parceria Público Privada”montada pela prefeitura para aquele Espaço cultural. O ARAÚJO tava caindo aos pedaços e a OPUS, OI e parceiros investiram ali um caminhão de dinheiro para devolver a cidade um local que da orgulho de entrar. A administração municipal tem 25% das datas a disposição dele algo como 90 dias por ano e não consegue usar todas -como nunca conseguiu no passado-. O que fizeram? Ouviram a proposta do Carlos Caramez, que fez todo um estudo de planejamento cultural e juntaram esforços. A prefeitura cedendo seus domingos, o Governo do Estado incentivando através da LIC, a OI patrocinando, a OPUS produzindo e “voilá” teremos espetáculos gratuitos em um local apropriado.

Parabéns ao prefeito José Fortunati, Sebastião Melo, Roque Jacoby que atuaram pela prefeitura e Victor Hugo que agilizou tudo na Secretaria Estadual da Cultura(os quatro estão na foto).  pessoal da Opus que se envolveu e o marketing da OI que vislumbrou uma bela oportunidade de exposição da marca. Ganha todo mundo, principalmente claro o público. Olha aí embaixo o time de artistas que vai se apresentar. Ganham os músicos e quem trabalha com produção que vão ter trabalho e poderão fazer e produzir shows para uma plateia que imagino seja sempre muito grande. Vamos aos detalhes: Estreia nesta semana em Porto Alegre o Domingo no Parque, projeto que reunirá mais de 150 artistas gaúchos no palco do Auditório Araújo Vianna em nove apresentações gratuitas realizadas entre setembro deste ano e junho de 2016. Com espetáculos promovidos uma vez por mês, sempre às 16h e nos domingos, a iniciativa terá uma programação variada com shows de diversos gêneros e espetáculos infantis, incentivando a inclusão cultural no local.

O primeiro evento acontece domingo, dia 27, às 16h, com o show Galpão Criolo Ao Vivo, que terá participação de Shana Müller, Neto Fagundes, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Renato Borghetti e o tradicional grupo Tchê Garotos. Os ingressos podem ser retirados a partir de amanhã, quinta-feira, dia 24 de setembro, nas lojas Oi, e no dia da apresentação na bilheteria do Auditório Araújo Vianna, a partir das 12h (confira o serviço completo abaixo).

Em outubro, o cronograma segue com a Festa das Crianças, em que a Cia Teatro Novo apresentará a montagem infantil Pinóquio. Ainda neste ano, em novembro haverá o espetáculo Música Afro-Gaúcha, dedicado à música negra e suas manifestações de raiz no sul do país, com a presença de Tonho Crocco, Andréia Cavalheiro, Marcelo Delacroix, Kaubi Tavares, Mestre Borel, os poetas Ronald Augusto e Oliveira Silveira, os grupo Alabê Ôni e Bataclã FC e a mini-bateria dos Imperadores do Samba. Em dezembro será a vez da Tarde de Samba, Pagode e Swing, com Senzala, Novo Extima, Banda Saldanha, Louca Sedução, Sabor de Mel, Pagode do Zico, Sem Comentários, Pagode do Dorinho, Trio Ternura e puxadores de escolas de samba.

Em 2016, o projeto segue a partir de fevereiro com a Tarde do Reggae, com apresentação de Tati e Rafa, do Chimarruts; show da Império da Lã em março; Tributo a Garotos da Rua em abril, com homenagens ao grupo feitas por Bidê ou Balde, Dingo Bells, Acústicos e Valvulados, Papas da Língua, Cartolas, Replicantes, Tenente Cascavel, Tequila Baby, Identidade, Phantom Powers, Frank Jorge, Humberto Gessinger, Mutuca, Júlio Reny, Charles Master e Alemão Ronaldo. O penúltimo evento, em maio, será intitulado Cantoras Gaúchas, com Adriana Deffenti, Nalanda, Nani Medeiros, Marietti Fialho, Ana Lonardi, Loma, Izmália e Fyah Rocha. No encerramento, em junho, haverá a Tarde do Heavy Metal, com Rosa Tattooada, Zerodoze, Distraught, Scelerata, Draco e Cartel da Cevada.

Com apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, patrocínio exclusivo da Oi, apoio cultural da Opus Promoções e realização da Eletrola, Ray-Z Produções e Caminho do Mar Soluções Culturais, o Domingo no Parque pretende resgatar a tradição do Auditório Araújo Vianna em apresentar e evidenciar atrações culturais do Rio Grande do Sul. O projeto tem coordenação geral de Carlos Caramez e o objetivo de mostrar espetáculos de qualidade, acessíveis ao grande público e que ajudem no desenvolvimento da produção cultural do Estado.

PROGRAMAÇÃO

27 de setembro de 2015: Galpão Crioulo Ao Vivo

4 de outubro de 2015: Festa das Crianças

22 de novembro de 2015: Música Afro-Gaúcha

20 de dezembro de 2015: Tarde de Samba, Pagode e Swing

21 de fevereiro de 2016: Tarde do Reggae

13 de março de 2016: Império da Lã

17 de abril de 2016: Tributo a Garotos da Rua

8 de maio: Cantoras Gaúchas

26 de junho: Tarde do Heavy Metal

FICHA TÉCNICA

DOMINGO NO PARQUE

Prefeitura de Porto Alegre

Prefeito: José Fortunati

Vice-Prefeito: Sebastião Melo

Apoio Institucional: Secretaria de Estado da Cultura e Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre

Secretário da Cultura: Roque Jacoby

Apoio Cultural: Opus Promoções

Planejamento Cultural e Coordenação Geral: Carlos Caramez

Parceria e Realização: Eletrola, Ray-Z e Caminho do Mar Soluções Culturais

Coordenação Artística: Ray-Z

Coordenação Administrativa e Planejamento Financeiro: Alexandre Candano

Assessoria de Imprensa: Agência Cigana

Coordenação de Redes Sociais: Ângela dos Passos

Coordenação de Leis de Incentivo: Gaya Cultura e Arte

Assessoria Contábil e Tributária: Nardes Gamarra

Estúdios de Ensaios: Estúdio Gorilla

Apoio: Coca-Cola, Vento Norte Som e Luz, Batuque da Música e RBS TV

Patrocínio Exclusivo: Oi

Financiamento: Governo Federal do Rio Grande do Sul / Lei de Incentivo à Cultura

SERVIÇO

Primeiro evento do Domingo no Parque

Galpão Crioulo

Com Shana Müller, Neto Fagundes, Gaúcho da Fronteira, Joca Martins, Renato Borghetti e Tchê Garotos

Dia 27 de setembro

Domingo, às 21h

Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685)

www.oiaraujovianna.com.br

ENTRADA FRANCA MEDIANTE APRESENTAÇÃO DE INGRESSOS

RETIRADA DE INGRESSOS

Nas lojas Oi (a partir de quinta-feira, dia 24 de setembro)

Shopping Total (Av. Cristóvão Colombo, 545)

Andradas (Rua dos Andradas, 1432 ou 1237)

Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1800)

Shopping Praia de Belas (Av. Praia de Belas, 1181)

Na bilheteria do Auditório Araújo Vianna (somente no domingo, dia 27 de setembro, a partir das 12h)

Comunicação Cultura Notícias Poder Política Publicidade