RS: Estado fortalece apoio aos municípios durante evento em Estrela Secretário Rodrigo Lorenzoni participou do evento - Foto: Divulgação

RS: Estado fortalece apoio aos municípios durante evento em Estrela

Saúde, segurança e infraestrutura são demandas quase unânimes entre os municípios do Rio Grande do Sul. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Rodrigo Lorenzoni, participou da assembleia proposta pela Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), na manhã desta sexta-feira (15), em Estrela. No encontro estavam presentes prefeitos e representantes dos 36 municípios da região, que compartilharam suas necessidades que vão desde energia trifásica no campo até aumento do efetivo da Brigada Militar e da Polícia Civil.

O secretário falou de ações concretas e projetos do governo do Estado para as mais diversas áreas. Entre eles, mencionou o plano RS Seguro, lançado neste mês pelo governador Eduardo Leite e pelo vice e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior. O plano propõe um trabalho de integração com planejamento e execução entre União, Estado e município.

Questionado sobre a falta de recursos, Lorenzoni disse que “a crise assola o Estado, mas o governo vai enfrentar os assuntos duros, propor as reformas administrativas e dialogar com a sociedade para assim buscar fortalecer trabalhos que fomentem o desenvolvimento econômico e social dos gaúchos.” O secretário também apresentou a secretaria na assembleia.

O presidente da Amvat e prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, agradeceu a disponibilidade do Estado de ouvir os municípios e saudou o trabalho desenvolvido por Lorenzoni na secretaria. “Foi uma excelente oportunidade para discutirmos e aproximarmos os prefeitos do Estado”, ressaltou.

Porto de Estrela

Durante o roteiro no Vale do Taquari foi possível conhecer a realidade do Porto de Estrela, que tem como demanda se tornar municipalizado. “O espaço que o porto possui é uma potência para o desenvolvimento”, destacou Lorenzoni. O Estado apoia essa iniciativa, conforme informou o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima. Agora, o próximo passo é acompanhar em Brasília a tramitação do processo de transferência do Porto da União para o município.

Comunicação Destaque Notícias