RS: Jornalista Carlos Wagner lança o livro De Pai para Filho na Migração Gaúcha

RS: Jornalista Carlos Wagner lança o livro De Pai para Filho na Migração Gaúcha

De Pai para Filho na Migração Gaúcha funciona como uma continuação da trilogia Brasil de Bombachas, iniciada a partir de uma viagem realizada por Carlos Wagner em 1995, quando era repórter especial do jornal Zero Hora. O jornalista retornou à estrada em 2011 para atualizar o material e fez o mesmo em janeiro e fevereiro de 2019 – desta vez, para direcionar o foco aos filhos dos gaúchos pioneiros que povoaram o oeste de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso em meados das décadas de 1970 e 1980. Nesta terça-feira (23), às 17h, o jornalista fará lançamento e sessão de autógrafos da obra, na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em Porto Alegre. O 10 livro publicada pelo repórter vencedor de diversos prêmios de Jornalismo, incluindo o Esso Regional, trata da sucessão familiar entre os gaúchos que migraram para as fronteiras agrícolas do oeste brasileiro.

Trata-se de um livro-reportagem que, essencialmente, conta histórias de agricultores que venceram dificuldades, ergueram cidades absolutamente do nada, prosperaram e agora enfrentam o desafio da passagem do bastão em suas propriedades. Wagner traz relatos minuciosos e transporta o leitor para a estrada e o campo, ilustrando as passagens com belas fotos do repórter fotográfico Emilio Pedroso, companheiro de viagem.

“O livro mostra um Brasil desconhecido, o Brasil do oeste, que foi construído nos últimos 40 anos e ainda está em formação. Começou com pessoas que desbravaram as fronteiras agrícolas e foram para o tudo ou nada. Falo dos construtores deste país e dos seus descendentes. É um tema do interesse de todos, principalmente para quem tem filhos”, afirma Carlos Wagner.

O livro De Pai para Filho na Migração Gaúcha tem tiragem de 1.000 exemplares (com distribuição gratuita), 100 páginas, produção da Lisboa & Rocha Consultoria Ltda, apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313/91) e patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). É uma publicação da Padrinho Agência de Conteúdo, com edição do jornalista Carlos Guilherme Ferreira, em abril de 2019.

padrinho_carlos wagner_card lançamento-01 (1)SERVIÇO
Lançamento/sessão de autógrafos do livro De Pai para Filho na Migração Gaúcha

Quando: terça-feira, 23/3, às 17h

Onde: Associação Riograndense de Imprensa (ARI), na Avenida Borges de Medeiros, 915, Centro, Porto Alegre-RS.

Como obter um exemplar: encaminhar pedido para o e-mail joice.rocha@terra.com.br`

Comunicação Destaque Notícias