RS: Secretaria da Cultura anuncia composição do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva Integrantes da mesa de debate da plenária de Culturas Populares - Foto: Rafael Varela/Sedac

RS: Secretaria da Cultura anuncia composição do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva

A secretária da Cultura, Beatriz Araujo, anunciou nesta sexta-feira (19), durante a plenária do Colegiado Setorial de Culturas Populares, Tradição e Folclore do RS, na Casa de Cultura Mario Quintana, a composição do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva. Os integrantes representam o poder público e a sociedade civil. A Lei Nº 14.663, de 30 de dezembro de 2014, institui a Política Estadual de Cultura Viva, destinada a promover a produção e a difusão da cultura e o acesso aos direitos culturais dos diferentes grupos e coletivos e dá outras providências. Compete ao Comitê Gestor: I – contribuir na construção de estratégias para a implementação das diretrizes da Política Estadual de Cultura Viva; II – subsidiar a Sedac na elaboração, na avaliação das diretrizes e no acompanhamento do Plano Setorial de Cultura Viva; V- definir os critérios de inclusão no Cadastro da Política Estadual de Cultura Viva – entre outras atribuições. “Plenárias como esta nos permitem fazermos entregas positivas e dar o retorno que a sociedade merece. Temos no Rio Grande do Sul um governo sensível às questões da cultura e, na Sedac, pessoas vocacionadas”, comemora Beatriz Araujo.
19161118_64181_GD
Secretária da Cultura, Beatriz Araujo Foto: Rafael Varela

Os representantes da Sedac no Comitê são Maria Marques: assessora de Culturas Populares Tradição e Folclore (Adriane Minervino, suplente); Rafael Balle: diretor de Fomento (Mateus Dalla Rosa, suplente); Ruben Oliveira: diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas (IEACen) (Gabriela Konrath, suplente). Representam o Governo Federal: Renata de Carvalho Ferreira Machado  (Álvaro de Oliveira da Silva Duarte, suplente); Joanna Peixoto Prado  (Diego Felipe Cardoso de Carvalho, suplente);  e Iara da Costa Zannon (Leandro da Silva Vieira, suplente).

Os representantes do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura/CODIC da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul/FAMURS são: Neusa Cavalheiro (Joyce Aline dos Reis, suplente) e do Legislativo Estadual, a deputada do PSOL Luciana Genro (deputada do PT Sofia Cavedon, suplente).
Há Indicações, também, do Conselho Estadual de Cultura (CEC). São eles: Marlise Nedel Machado (Gabriela Kremer da Motta, suplente); Gisele Pereira Meyer (Marcelo Restori da Cunha, suplente).
Por parte dos Pontos de Cultura, os representantes são: Carmem Lúcia Silva de Oliveira (Rogério Ferreira Teixeira, suplente); Dirce Maria Orth (Estevão Bordin, suplente); Eni Webber (Geziel Souza, suplente); Ivan Therra (Marta Regina dos Santos Nunes, suplente); Leila Rosso Betim (Gezilane Silvestre da Silva, suplente); Leandro Artur Anton  (André Luís de Jesus Pinto, suplente).
Os nomes anunciados nesta sexta-feira serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) na próxima semana e, a partir daí, será definida a data da primeira reunião de trabalho.
Plenária de Culturas Populares, Tradição e Folclore
O anúncio do Comitê Gestor fez parte da programação da plenária que elegeu o Colegiado Setorial de Culturas Populares, Tradição e Folclore do Estado, que visa à promoção democrática da Política Estadual de Cultura.

 

Cultura Destaque Poder Política