Santander Cultural realiza primeira edição do ano do programa Domingo Cultural

Santander Cultural realiza primeira edição do ano do programa Domingo Cultural

Com entrada franca, iniciativa reúne espetáculo de mágica Abracadabra, oficina de abayomi, oficina de carimbo, técnicas de bordado sobre papel, contação de histórias, visitas mediadas à bienal e sessões do filme O pequeno príncipe.

No próximo final de semana, especialmente no domingo, dia 29, das 13h às 19h, ocorre o primeiro Domingo Cultural de 2018 na unidade de cultura do Santander em Porto Alegre. Atrações totalmente gratuitas estão no programa que oferece atividades de artes visuais, cinema, mágica e oficinas criativas. São quatro edições ao longo do ano, voltadas para públicos de todas as idades, com a proposta de potencializar a troca de conhecimento por meio de ações culturais e de aprendizagem.

ESPETÁCULO DE MÁGICA – Abracadabra

Um espetáculo de mágica com atividades interativas para todas as idades, que traz muitas lembranças ao público, motivando expressões como: “voltei a ser criança”. É uma oportunidade de apreciar o ilusionismo premiado de Jean Crapanzani que utiliza o mínimo de aparelhos e equipamentos para seus espetáculos. Um show que contempla os mistérios milenares da mágica.

Horário: 17h

Ministrante: Jean Crapanzani – psicólogo e arte terapeuta

Faixa etária: livre

Vagas: por ordem de chegada e sujeito a lotação

Local: Praça dos Cofres

OFICINA DE ABAYOMI

A palavra abayomi tem origem no dialeto Iorubá, e significa aquele que traz felicidade e alegria. As mulheres negras confeccionavam essas bonecas com pedaços de suas saias. A Abayomi ajuda a contar parte da história dos negros trazidos em navios da África e que se tornaram escravos no Brasil. Sem cola, costura ou qualquer tipo de suporte, venha confeccionar sua abayomi.

Horário: das 14h às 16h30

Ministrante: Coletivo Tramando Arte

Faixa etária: livre

Vagas: por ordem de chegada e sujeito a lotação

Local: sala multiuso leste

OFICINA DE CARIMBO

Oficina livre de criação e confecção de carimbos artesanais. De um jeito simples e divertido crianças e adultos vão transformar seus desenhos em carimbos e se encantar com o resultado obtido a partir deles.

A atividade não tem restrição de idade e e não há necessidade de conhecimentos prévios em carimbos ou habilidades especiais em desenho.

Horário: 14h, 15h, 16h

Ministrante: Yris Tanaka – ilustradora

Faixa etária: livre

Vagas: por ordem de chegada e sujeito a lotação

Local: ateliê Ação Educativa

TÉCNICAS DE BORDADO SOBRE PAPEL

Oficina de pontos básicos do bordado em tecido aplicados em papel. A partir da criação livre o aluno será convidado a bordar os cartões postais com detalhes da arquitetura do Santander Cultural. Ao todo serão ensinados três tipos de pontos de contorno e preenchimento. Ao final da oficina o participante poderá postar gratuitamente via correio, em âmbito nacional, seu trabalho.

Horário: 14h, 15h, 16h

Ministrante: Ricardo Rogrigues – jornalista

Faixa etária: livre

Vagas: por ordem de chegada e sujeito a lotação

Local: sala multiuso oeste

Contação de Histórias na Biblioteca | “Sinalizando histórias” com intérprete em português

Levar a criança a uma divertida viagem ao mundo das histórias em LIBRAS com intérprete em português, promovendo o acesso de crianças surdas e ouvintes.

Realizar a arte da contação de histórias, através de personagens, objetos, brincadeiras, expressão corporal e imaginação.

Horário: das 14h às 14h45 e das 16h às 16h45

Ministrante: Simone Dornelles e Priscila Bortoletti – contadoras de histórias em LIBRAS

Faixa etária: de 04 a 12 anos

Vagas: por ordem de chegada e sujeito a lotação

Local: Biblioteca do Santander Cultural

VISITAS MEDIADAS À BIENAL NO SANTANDER CULTURAL

Horário: 13h30 às 14h30 e das 15h às 16h

Ministrante: equipe da Ação Educativa

Faixa etária: livre

Vagas: 30

Local de encontro: grande Hall

CINEMA

O PEQUENO PRÍNCIPE | Dublado em português.

The Little Prince, Reino Unido, Estados Unidos, 1974, cor, 88 min

Versão para o cinema, da imortal história escrita pelo francês Antoine de Saint-Exupéry. Quando seu avião cai no meio do deserto, um piloto conhece o Pequeno Príncipe, um menino que alega ter vindo de um planeta distante. Juntos, os dois trocam experiências de vida e comovem públicos de todas as idades.

D: Stanley Donen. R: Alan Jay Lerner. E: Steven Warner, Joss Ackland, Clive Revill, Gene Wilder. G: Aventura/Fantasia. CI: Livre. L: não

Horário: 13h30, 15h e 17h – retirada de senhas 30 minutos antes de cada sessão

Local: Cine Santander Cultural

Santander Cultural

Rua Sete de Setembro, 1028 | Centro Histórico

Porto Alegre RS Brasil 90010-191

Telefone: 51 3287.5500

scultura@santander.com.br | www.santandercultural.com.br

Horário de funcionamento

Terças-feiras a sábado, 10h às 19h

Domingos, 13h às 19h

Bilheteria: terças-feiras a domingo, 14h às 19h

Não abre segundas-feiras e feriados

Agenda Artigos Banners Cidade Comportamento Comunicação Crianças Cultura Direito Direito do Consumidor Economia Educação Eleições 2018 Entrevistas Mundo Música Negócios Notícias Poder Política Porto Alegre Prédio prefeitura Publicidade Segurança Tecnologia Trabalho Turismo