Sartori transmite cargo de presidente do Codesul nesta terça-feira. Governador reúne-se com ministros em Brasília nesta semana O governo do Estado empossou, nesta segunda- feira (06), aos novos secretários Catarina Paladini, na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social; Raffaele Di Cameli, na Secretaria de Modernização Administrativa e Recursos Humanos; e Luís Antônio Alcoba de Freitas, na Secretaria da Educação, onde já exercia o cargo como interino. O ato foi realizado no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Sartori transmite cargo de presidente do Codesul nesta terça-feira. Governador reúne-se com ministros em Brasília nesta semana

O governador José Ivo Sartori transmite o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) ao governador do Paraná, Carlos Alberto Richa, nesta terça-feira (7). A solenidade ocorre no Palácio Iguaçu, em Curitiba, a partir das 11h.  Antes, às 10h, ocorre reunião reservada entre os quatro governos estaduais que compõem o Codesul. Além de Sartori e Richa, participam os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Neuto de Conto; e o secretário-executivo do Codesul, Vicente Joaquim Bogo. Sartori apresentará o relatório de sua gestão, que entre outros pontos trabalhou para reativar o Mercosul e implementar o BRDE Municípios, programa que visa auxiliar cidades a se desenvolverem nas áreas de infraestrutura e administração pública.

De Curitiba, Sartori viaja para Brasília onde reúne-se com novos ministros. Ele pretende reforçar a disposição do Estado em buscar uma alternativa dentro do prazo de 60 dias concedido pelo Supremo Tribunal Federal para as negociações da dívida com o governo federal. “A União não superará suas dificuldades com estados falidos. Representantes do governo gaúcho têm se reunido com nova a equipe econômica dos ministérios da Fazenda e do Planejamento, e existe a disposição de negociar a curto prazo. Acreditamos no bom senso e na sensibilidade do governo federal”, salienta Sartori.

Nesta terça-feira (7), às 20h, o governador encontra-se com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Na pauta, projetos sociais em andamento nesta área. Recentemente, o governo estadual lançou o Programa Gestão Sustentável, para atender 40 mil agricultores familiares no estado. “A finalidade é ampliar ações que beneficiem as pessoas que mais precisam do serviço público. Outro exemplo de sucesso é o Prato para Todos, que leva alimentos a 30 mil pessoas”, destaca o governador.

Na quarta (8), às 10h45, Sartori será recebido pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Às 15h, está marcada uma audiência na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para tratar sobre concessões de aeroportos gaúchos. O secretário de Transportes, Pedro Westphalen, acompanha o governador.

Negócios Notícias Poder Política

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *