“Série Estudos” do Espaço IPHAE Patrimônio RS abre agenda nesta quinta A arquitetura e urbanista Simone Neutzling. Foto: Yara Baungarten

“Série Estudos” do Espaço IPHAE Patrimônio RS abre agenda nesta quinta

A arquiteta e urbanista Simone Neutzling é a convidada para estrear a “Série Estudos”. O tema do primeiro encontro será “Inventários do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural”, no Espaço IPHAE Patrimônio RS, nesta quinta-feira (12/9), às 16h. Durante o evento, Simone também lançará e autografará o livro O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio – Escaiolas em Pelotas”, sobre esta técnica arquitetônica.

A publicação faz um resgate da história da técnica da escaiola no município da Zona Sul do Estado e apoia a conservação e preservação do patrimônio, com a exemplificação de um modo de fazer para reparos em pequeno porte. A intenção é promover o conhecimento e dar ferramentas para que a habilidade trazida e perpetuada por artesãos imigrantes permaneça relevante nas construções ecléticas da região.
Simone Neutzling é doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde concluiu mestrado, em 2018. Entre os principais trabalhos desenvolvidos estão: Inventário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural das cidades de São Leopoldo – 2016; Jaguarão e Bagé – 2000; Projeto de restauração do Castelo Simões Lopes (2017); do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) – 2015; do Complexo da Antiga Cervejaria Brahma, em Pelotas – 2011; do Casarão 8 (Pelotas – atual Museu do Doce da UFPel); e da Catedral Metropolitana de Pelotas – 2008.
A palestra da arquiteta vai ao encontro de uma das propostas do Espaço IPHAE, inaugurado pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) dia 25 de julho deste ano: valorizar os saberes e os fazeres do patrimônio cultural e histórico edificado. O livro de Simone é o primeiro manual da série “O Saber e o Fazer – Um Olhar Sobre o Patrimônio”, projeto que resgata técnicas arquitetônicas do patrimônio e da memória cultural da Zona Sul do RS. Além das escaiolas em Pelotas, ainda este ano, a autora lança os guias sobre o cimento penteado, em Bagé, e o estuque, em Jaguarão.
SERVIÇO:
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail gabriela-silva@sedac.rs.gov.br.
No local, o livro será vendido a R$ 20,00.
Espaço IPHAE Patrimônio RS (Sede do IAB – Rua General Canabarro, 363, Porto Alegre),

 

Agenda Cidade Cultura Notícias