Solenidade marca a posse do novo Conselho Municipal de Turismo Paim: Porto Alegre conta com uma série de atrativos turísticos de grande potencial. O Comtur será composto por 15 membros. Foto: Joel Vargas/PMPA

Solenidade marca a posse do novo Conselho Municipal de Turismo

O vice-prefeito Gustavo Paim empossou, nesta quarta-feira, 19, os 15 membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), no Salão Nobre da Prefeitura de Porto Alegre. A solenidade contou com as presenças dos novos conselheiros e de entidades representativas do trade turístico.

O Comtur é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo que trabalha pelo fomento do turismo. Seu compromisso é buscar o equilíbrio entre a preservação cultural e ambiental e o desenvolvimento das suas potencialidades, de modo que a atividade turística possa ser capitalizada.

Paim destaca que o conselho tem liberdade para cobrar a execução de projetos prioritários pela prefeitura. Além disso, lembra que Porto Alegre conta com uma série de atrativos turísticos de grande potencial: capital nacional das microcervejarias, as ilhas, área rural produtora, turismo náutico e turismo religioso. “Junto com outros projetos da iniciativa privada, do Estado e Município, colocaremos Porto Alegre no roteiro turístico do Rio Grande do Sul”, frisa o vice-prefeito.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, os novos conselheiros virão para contribuir de maneira positiva com todo o processo e o trabalho do Comtur. A expectativa é de que os agentes da cadeia do turismo possam ter uma participação cada vez mais efetiva, levando assuntos e propondo novas situações. “Estamos buscando meios para promover os atrativos da Capital e estimular e fortalecer o desenvolvimento local. Com certeza, o trabalho do Comtur será fundamental nesse processo” afirma.

Durante a posse, o presidente da Frente Parlamentar do Turismo (Frentur) da Câmara Municipal, vereador João Carlos Nedel, defendeu que Porto Alegre deve se preparar para o turismo. “A população não deve sujar e sim cuidar, contribuindo com o nosso trabalho de tornar a Capital mais turística.” Nedel menciona projetos como trechos da Orla, Parque Harmonia, Araújo Viana e outros que demonstram o potencial da cidade. O vereador também aposta no sucesso do trabalho do Comtur para fortalecê-la como destino turístico.

Confira a lista completa dos empossados:

– Marcelo Borella, diretor de Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sedetur)
– Eduardo Cidade, secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre (SMDE)
– Juliane Noschang, coordenadora de Promoção Turística (SMDE)
– Leandro Balardin, diretor de Turismo e Eventos (SMDE)
– Marcelo Rodrigues Bento, da Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Rio Grande do Sul (Abeoc)
– Mauri Weber, da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais)
– Mirelle Barcos Nunes, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Restinga – IFRS
– João Luiz dos Santos Moreira, da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA)
– Lenora Horn Schneider, da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR)
– Rosane Maria Feltrin, do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do RS (Sindegtur-RS)
– Maria Fernanda de Laquila Tartori, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS)
– Henry Starosta Chmelnitsky, do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região (Sindha)
– Lourdes Fellini, da Porto Alegre e Região Metropolitana Convention e Visitors Bureau
– Ademar Roda dos Santos, do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas)
– Rita de Cássia Aguiar de Vasconcelos, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav/RS)

Comunicação Destaque Notícias