Eleições 2016: Sondado para aliança, PSOL descarta coligação com PT para a prefeitura da Capital; por Vitória Famer / Rádio Guaíba Israel Dutra Foto: Reprodução do Youtube

Eleições 2016: Sondado para aliança, PSOL descarta coligação com PT para a prefeitura da Capital; por Vitória Famer / Rádio Guaíba

Após o Partido dos Trabalhadores lançar a pré-candidatura de Raul Pont para a disputa ao Paço Municipal, e afirmar que gostaria de uma aliança com partidos que apoiaram a manutenção do mandato de Dilma Rousseff (PT), o presidente estadual do PSOL no Rio Grande do Sul, Israel Dutra, afirmou, nesta segunda-feira, que a sigla deve seguir a orientação nacional em não se aliar com o PT.

O PSOL lançou a ex-deputada federal Luciana Genro como pré-candidata à prefeitura da Capital. Segundo Israel Dutra, o PSOL não teve uma posição de apoio ao governo de Dilma, mas, sim, de contrariedade ao rito de impeachment encabeçado pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

“Nacionalmente já há uma discussão que o partido não vai encampar alianças com o PT justamente pelo balanço duro que nós estamos fazendo, sobre o que significou o PT nesses 13 anos de governo federal, ainda que nós saibamos que o Raul Pont é um quadro importante da esquerda e que tem uma base petista muito aguerrida e combativa com a qual nós estamos sempre dispostos ao diálogo. Mas a nossa deliberação é que o partido vai buscar um campo de alianças com movimentos sociais e com setores que vêm encabeçando lutas importantes nas cidades e nós não vemos, pelo menos por agora, uma hipótese de alianças com o PT. Achamos que o projeto que o PT defendeu durante esses 13 anos é um projeto incoerente com as maneiras que devem ser defendidas hoje”, sustentou Dutra.

Até o momento, oito partidos já lançaram pré-candidatos: Rodrigo Maroni, pelo PR, Raul Pont, pelo PT, Luciana Genro, pelo PSOL, o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, pelo PMDB, o deputado estadual Maurício Dziedricki, pelo PTB, e os deputados federais Onyx Lorenzoni, pelo DEM, Danrlei de Deus, pelo PSD, e Nelson Marchezan Júnior, pelo PSDB.

Eleições 2016 Notícias Poder Política Porto Alegre prefeitura

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *