Consultoria de filho de Lula teria feito cópia do Wikipedia, diz relatório da PF

Consultoria de filho de Lula teria feito cópia do Wikipedia, diz relatório da PF

Negócios Notícias Poder Política

A Polícia Federal diz que um dos filhos do ex-presidente Lula simplesmente recortou e colou da internet o conteúdo da consultoria que apresentou como prova de que havia prestado serviço para receber R$ 2,5 milhões de uma empresa investigada.

Um contrato milionário cercado de detalhes suspeitos. Essa é uma das conclusões da Polícia Federal sobre o negócio fechado entre a LFT Marketing Esportivo, empresa de Luis Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, e a Marcondes e Mautoni, empresa de Mauro Marcondes, que está preso, investigado na Operação Zelotes.

A Marcondes e Mautoni pagou R$ 2,5 milhões por uma consultoria da empresa do filho de Lula, mas boa parte do material foi copiada da internet.

É o que mostra o relatório da Polícia Federal a que a TV Globo teve acesso. O documento diz: “Confirmou-se objetivamente que o estudo produzido é baseado em meras reproduções de conteúdo disponível na rede mundial de computadores, em especial no site do Wikipedia, uma enciclopédia na internet, feita a partir de colaborações de usuários”.

A Polícia Federal acrescenta: “Foi apresentado produto de qualidade extremamente duvidosa. Os estudos apresentados pareciam ser de rasa profundidade e complexidade, em total falta de sintonia com os milionários valores pagos”.

As conclusões foram feitas a partir da análise do material que o próprio Luis Claudio Lula da Silva entregou à Polícia Federal. Os investigadores dizem que é difícil acreditar que o empresário Mauro Marcondes escolheu a empresa do filho de Lula por acaso.

Isso porque Mauro Marcondes aceitou pagar R$ 2,5 milhões para uma empresa que nunca fez um trabalho parecido antes e, ainda por cima, apresentou um estudo sem metodologia, sem pesquisa de campo. A Polícia Federal estranha que Mauro Marcondes, mesmo nessas condições, tenha pago a empresa do filho de Lula sem pestanejar.

Além dessa suspeita, os investigadores afirmaram que os negócios entre Mauro Marcondes e Luis Claudio podem ter tido valores maiores que os R$ 2,5 milhões sabidos até agora. Novas provas, minutas de contrato, somam R$ 4 milhões.

A Polícia Federal diz que o lobista Alexandre Paes dos Santos tem documentos que apontam que esse dinheiro era para colaboradores de Mauro Marcondes e que os pagamentos pararam assim que a Operação Zelotes foi deflagrada.

A Polícia Federal abriu um novo inquérito para continuar investigando já que nesse relatório enviado à Justiça Federal ainda não foi possível apresentar uma conclusão sobre o caso.
Sobre essa consultoria, a defesa do filho do ex-presidente Lula disse que Luis Claudio Lula da Silva já prestou depoimento à Polícia Federal.

A PF diz ainda que Luis Claudio entregou relatórios sobre cada um dos projetos elaborados, e que eram originais, demandando horas de pesquisa e avaliações setoriais. O foco da consultoria, em grande parte, era a Copa do Mundo Fifa 2014 e as Olimpíadas 2016. A defesa entregou o material à Polícia Federal em outubro.

A LFT não tem funcionários e, para os trabalhos em questão, não houve subcontratação ou terceirização de outras empresas, o que poderia ter ocorrido se houvesse a implementação dos projetos ofertados. (Camila Bomfim/Jornal da Globo)

TVCom sem HDTV. Fui derrubado pela página da emissora na Wikipedia

TVCom sem HDTV. Fui derrubado pela página da emissora na Wikipedia

Comunicação Notícias Poder Política Publicidade

Conversei hoje com o Gerente da TVCom, Gerson Cruz, ele me passou uma informação mudando a parte que mais tinha gostado da notícia sobre o fim do canal, o HDTV.  Segundo Gerson, a RBS ainda não tem autorização do Ministério das Comunicações para gerar a programação em alta definição. O novo canal por enquanto seguirá sendo gerado em UHF. A emissora como a gente conhece hoje está sendo preparada para implantação do projeto Octo (Observe-se que algo moderno e baseado no mundo digital não se justifica sem uma alta qualidade de veiculação. Ainda mais que uma parte do Octo é “on demand”).

A negociação com a NET é um caso a parte e está sendo feita pelos altos escalões da empresa. Uma independe da outra. Ou seja a TV pode continuar sendo exibida em sinal aberto via UHF e ocupar um canal HD da NET. A minha informação foi baseada na página da TVCom, na Wikipedia . Como todo mundo sei, que a Wikipedia pode ser alimentada por diferentes pessoas. Mas, como a RBS tem toda uma cultura digital, nunca imaginei que não houvesse uma revisão permanente das citações a empresa na internet. Ainda mais em um endereço acessado diariamente como a enciclopédia virtual. Sobre o restante da nota novidades na programação e nome do futuro canal, Gerson Cruz, não fez nenhuma observação e mais não falou. Seguimos atrás das mudanças e da nova fórmula comercial que inclui “branded content e merchan diferenciado”. E la nave va…