Produto foi lançado em fase de testes pela BR em maio. Segundo um executivo, outras distribuidoras devem aderir

Tanure monta posição e quer novo conselho na Oi; por Geraldo Samor/Brazil Journal

O investidor Nelson Tanure, conhecido por brigas homéricas em disputas societárias, acumulou uma participação de 6,6% na Oi e quer ser ouvido quanto ao destino da empresa, que pediu recuperação judicial no mês passado sob o peso de uma dívida de 65 bilhões de reais.

Num documento enviado à empresa, Tanure pede a convocação imediata de uma assembleia de acionistas e indica sete nomes para o conselho de administração.  De acordo com o documento, um fundo controlado por Tanure, o Société Mondiale FIA, tem 7% das ações ON e 5% das PN da Oi.

Tanure propôs os seguintes nomes para o conselho da Oi:  Helio Costa (ex-Ministro das Comunicações e chairman da PetroRio, empresa controlada por Tanure), Pedro Grossi Júnior (braço direito de Tanure), Marcelo Itagiba (ex-Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro), Leo Julian Simpson (ex-CEO da Intelig), João Manuel Pinho de Mello (professor do Insper com experiência em regulamentação de telecomunicações), Demian Fiocca (ex-presidente do BNDES), Jonathan Dann (ex-executivo do Royal Bank of Canada) e José Vicente dos Santos (ex-assessor do Ministério das Comunicações que participou do desenvolvimento e implantação da TV Digital e do Plano Nacional de Banda Larga).  O empresário também pede a manutenção de quatro dos atuais membros do conselho da empresa.

De acordo com meu colega Lauro Jardim, Tanure tem mantido conversas com a Bell Canada.  Pessoas próximas ao empresário dizem que ele tem conversado também com fundos de pensão canadenses e americanos.

Pela lei, a Oi tem oito dias para convocar uma assembleia, que deve acontecer em outros 30 dias; Tanure pode obrigar a convocação porque é detentor de mais de 5% das ações ordinárias.

A Oi já convocou uma AGE para o dia 22 de julho, mas as demandas de Tanure não estão incluídas na pauta, o que forçará a Oi a convocar uma segunda AGE. A informação completa de Geraldo Samor você encontra no Brazil Journal.

Negócios Notícias

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *