TRF4 30 Anos: Inauguração do Museu que acolhe a memória institucional marca o aniversário do tribunal

TRF4 30 Anos: Inauguração do Museu que acolhe a memória institucional marca o aniversário do tribunal

Encerrando as comemorações do aniversário de 30 anos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), foi inaugurado nesta tarde (29/3) o Museu do TRF4. O local vai funcionar como uma área diferenciada para acolher a memória da corte, com tecnologia digital para mostrar as inovações nas áreas de processo eletrônico e decisões judiciais que fizeram história ao longo das três décadas de existência do tribunal. A cerimônia aconteceu na sede da corte em Porto Alegre (RS).

O presidente do tribunal, desembargador federal Thompson Flores, realizou a abertura e coordenou o evento. “Nenhum país vai adiante sem cultuar a sua própria história e isso é exatamente o que o Poder Judiciário também, aos poucos, começa a fazer. Com essa iniciativa, com esse Museu, estamos reverenciando a nossa história para aprender com ela”, declarou Thompson Flores na solenidade.

Acompanhado da magistrada decana da corte, desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler, e da diretora-geral, Magda Cidade, o presidente fez o desenlace da fita, inaugurando oficialmente o novo espaço.

“Este é um momento muito especial para todos que, de alguma forma, viveram o mundo jurídico nos últimos 30 anos. O Museu do TRF4 abre suas portas para lembrar o caminho do progresso traçado por muitas mãos que construíram esta linda história. Este espaço tem força de representação e mostra o caminho do processo e a evolução dos tribunais”, disse Magda durante a cerimônia.

Acervo

MuseuTRF4
Presidente do TRF4, Thompson Flores, diretora-geral, Magda Cidade, e a decana da corte, Marga Inge Barth Tessler, inauguraram o Museu. Foto:TRF4

O conteúdo digital do Museu está dividido em quatro pilares que reúnem grandes temas relacionados à cidadania, decisões, inovação e institucional. O espaço conta também com moderna tecnologia de acessibilidade.

No eixo “Cidadania”, o usuário pode consultar as ações promovidas pelo TRF4 para assegurar acesso à Justiça e conhecer algumas estratégias e ações socioambientais da corte.

Já o eixo “Decisões” possui um amplo acervo de reportagens realizadas pela equipe do TRF4 do programa “Via Legal”, com as principais decisões proferidas pelos órgãos julgadores do tribunal, com destaque para julgados históricos e de grande relevância.

“Inovação” é o nome do eixo que apresenta os sistemas desenvolvidos pelo TRF4 que asseguram o cumprimento da missão institucional de proporcionar uma justiça célere e efetiva, além de uma administração eficiente e sustentável a toda sociedade. Destaque para o eproc, SEI, SEI Julgar, GEAFIN, SERH, G4, Tela TRF4 e o novo portal do tribunal.

Por fim, o eixo “Institucional” aborda a história oral da corte com a narrativa dos seus próprios magistrados e servidores.

“O Museu é a cara do TRF4, totalmente digitalizado, acessível, integrado, moderno, sendo uma lembrança e também a certeza de que o tribunal viu o futuro e resolveu chegar lá o mais rápido possível. É uma sensação de vitória, de sonho realizado. Com essa inauguração estamos fechando com chave de ouro as comemorações dos 30 anos”, destacou a diretora-geral.

Homenagem

Além das atrações do acervo, a inauguração conta com uma exposição homenageando o ex-presidente do TRF4 e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Albino Zavascki. Duas telas projetam uma exposição virtual, com vídeos relembrando a trajetória do falecido magistrado.

A filha do ministro, Liliana Zavascki, esteve presente no evento e ressaltou que a exposição “reforça a importância e a ligação do meu pai com o tribunal”. Liliana ainda acrescentou que “ele sempre defendeu os princípios da Justiça e da democracia que fundaram e cresceram junto com este TRF, e, assim, com essa homenagem, o legado dele permanece aqui”.

Ao encerrar a solenidade, o desembargador Thompson Flores agradeceu a presença de todos e convidou os presentes a conhecer as instalações do novo espaço. O Museu do TRF4 está localizado no andar térreo do prédio sede e estará aberto a visitações a partir de hoje das 13h às 18h.

Destaque Direito Notícias Vídeo