Unisinos consolida modelo inovador de graduação Com o conceito “Reprograme o curso da sua vida”, a Universidade propõe ao aluno a construção do seu caminho acadêmico

Unisinos consolida modelo inovador de graduação

A Unisinos dá mais um passo dentro de seu planejamento estratégico dos próximos quatro anos. A partir da provocação de pensar todos os processos em torno da trajetória do aluno, a Universidade reuniu cerca de 200 participantes — entre professores, alunos e profissionais — em uma abordagem imersiva, colaborativa e cocriativa. Esse trabalho resultou na criação de um modelo contemporâneo de graduação, apresentado pelo conceito “Reprograme o curso da sua vida”, que permitirá ao estudante construir a jornada acadêmica de acordo com seu propósito de vida e com os desafios que o futuro apresentará. Ao todo, 21 cursos do bacharelado serão impactados já no primeiro semestre de 2019.
Sustentado por três pilares — propósito, descobertas em relação ao projeto de vida do aluno; experiência, vivências ao longo do curso que permite testar caminhos para construir a carreira; e empregabilidade, desenvolvimento de competências que certificam o aluno para entrar logo no mercado —, o modelo reforça o DNA Jesuíta, que tem tradição em desenvolvimento pessoal e profissional, conectando o aluno ao seu projeto de vida.
A graduação seguirá uma proposta iniciada com a Unisinos LAB: a de possibilitar que o aluno crie o seu percurso formativo. Para que isso aconteça, o currículo dos cursos será pensado de modo horizontal e dinâmico, e não mais vertical e linear.
O modelo é fundamentado na ideia de flexibilidade, e esse fio-condutor transparecerá na própria organização de disciplinas dentro do currículo. Exemplo disso está no ensino de competências transversais no começo da graduação: por serem comuns a todas as áreas de atuação, permitirão um amplo aproveitamento de atividades acadêmicas caso o aluno decida mudar de curso após estudá-las.
Essa iniciativa também incentivará a experiência. Em certas situações, antes mesmo de ser apresentado a um conceito, o estudante tomará conhecimento sobre um problema, participará de uma simulação, em diferentes ambientes e laboratórios. Assim, terá a chance de vivenciar a prática.
Antes mesmo de finalizar a graduação, o aluno poderá fazer escolhas com relação à sua carreira, escolhendo uma trilha de acordo com seus interesses. Na reta final do curso, ele poderá optar entre: Internacionalização, para concluir a vivência acadêmica com uma experiência internacional; Mestrado, para iniciar a pós-graduação e se aprofundar na pesquisa; Empreendedorismo, para desenvolver um projeto inovador, como a criação de uma startup; Inovação Social, para propor uma iniciativa para transformar a sociedade, ou Específica do Curso, para continuar experimentando e fazer uma interlocução entre as trilhas, escolhendo as atividades que considerar mais interessantes, ou para se aprofundar em uma área de interesse específica.
A fim de concluir o curso, o estudante desenvolverá um Projeto Aplicado, que não precisará ser uma monografia — poderá ser o registro de uma patente, um plano de negócios, um artigo técnico.
Durante toda a graduação, o aluno contará com a mentoria de professores para acompanhá-lo em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Os mentores vão ajudá-lo a tomar as decisões mais adequadas para a construção de sua trajetória. Serão responsáveis, entre outras coisas, por orientá-lo nos procedimentos de matrícula, na definição de temas para projetos de aula, na escolha da trilha de formação e no aconselhamento de carreira.
Além disso, os bacharelados também oferecerão certificações progressivas, relacionadas a conhecimentos específicos. Isso servirá para que o graduando tenha uma entrada mais rápida no mercado de trabalho e possa aprimorar suas competências no ambiente profissional desde cedo.
Segundo o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, o projeto é a continuidade de um trabalho: “Estamos conduzindo um processo que tem três elos, do ponto de vista da entrega para o aluno: sala de aula, relação professor-aluno e currículo. A sala de aula a gente vem trabalhando forte nos últimos dois, três anos, com um movimento maior em Porto Alegre e em São Leopoldo. Na relação professor-aluno, temos pesquisado muito sobre engajamento e feito toda a formação docente focada nisso. Faltava ainda o terceiro ponto, o currículo. E agora a gente deixa ele mais de acordo com as necessidades do aluno, mais flexível e personalizado, numa proposta que iniciou com a Unisinos Lab. A Universidade toda está se voltando para a trajetória do estudante, desde os processos administrativos até a questão da infraestrutura. Tudo para que o aluno tenha a melhor experiência possível dentro da Unisinos. E isso é uma mudança muito relevante, de paradigma inclusive, e vai ter um efeito positivo para todos”, afirma.
O pró-reitor acadêmico e de relações internacionais, Alsones Balestrin, complementa: “Esse projeto repensa de forma ampla o jeito como nós fazemos graduação, botando o aluno no centro do processo e buscando a forma como ele aprende melhor, a forma como tem uma trajetória mais importante dentro da Universidade e a forma como planeja sua carreira já dentro do curso. A iniciativa vem para reforçar o protagonismo do estudante, que é sujeito ativo na construção do seu aprendizado, e traz o DNA da Unisinos, a sólida formação jesuíta e a excelência acadêmica de uma das melhores universidades do Brasil. É um repensar da trajetória acadêmica para que o estudante saia do curso já com uma carreira que ele construiu ao longo da graduação, uma ponte para o mercado de trabalho”.
Dessa forma, a Unisinos propõe uma renovação no modelo de aprendizagem, uma provocação para colocar o aluno e seu projeto de vida no centro de uma nova forma de aprender, pensar e gerar conhecimento, pressupondo novas conexões entre os componentes da vida universitária, uma formação flexível que se constitui a partir de novas relações entre a sociedade, o campus, a sala de aula, o conhecimento científico, a tecnologia, e, especialmente, os protagonistas: alunos.

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