Varejo gaúcho tem recuperação nas vendas em 2017 na comparação com o ano anterior; por Eduardo Paganella/Rádio Guaíba Eduardo Starosta

Varejo gaúcho tem recuperação nas vendas em 2017 na comparação com o ano anterior; por Eduardo Paganella/Rádio Guaíba

As vendas no varejo do Rio Grande do Sul nos últimos meses de janeiro e fevereiro apresentaram desempenho superior aos dados de 2016. Na comparação com o ano passado, a elevação na comercialização do varejo foi de 1,5% e 3% nos dois primeiros meses de 2017. Os dados são da Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS).

Conforme o consultor de economia da FCDL-RS, Eduardo Starosta, os indicadores mostram uma retomada da confiança na economia, especialmente em função de um aumento no número de contratações e um consumidor mais consciente sobre os riscos de endividamento. Starosta frisa, no entanto, que a base de cálculo dos anos anteriores é considerada baixa e, por conta disso, o crescimento é mais forte. A projeção é de que os indicadores sejam positivos pelo menos até o início do terceiro trimestre do ano, em função da possibilidade de saques de valores inativos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

“”O crescimento de 2017 não é considerável uma expansão consolidada e sustentada do varejo. Ele é comparado a uma queda que chegou a 22% em 2015 e 2016. Diante de uma base fraca, o crescimento é mais forte. ntre potencial de consumo e pagamento de dívidas, temos aí um aumento estimado em 1,6 bilhão entre março e julho deste ano. Ou seja, o potencial de consumo aumenta significativamente. O que é um aumento bom na possibilidade de consumo e de vendas. No entanto, este é um remédio de ação temporária”, frisou Starosta.

O economista alerta, no entanto, que a partir do segundo semestre, a FCDL-RS espera que medidas mais contundentes por parte do governo federal na economia possam dar sequência a esse crescimento. Fatores como a queda dos índices de inflação e redução das taxas de juros também podem colaborar para o avanço da economia.

Destaque Economia Negócios