Websérie gaúcha “Nascidos para Medicina” retrata vida real dos médicos Para conferir, basta acessar www.nascidosparamedicina.com.

Websérie gaúcha “Nascidos para Medicina” retrata vida real dos médicos

As conquistas e os dilemas vividos pelos médicos no seu dia a dia serão retratados na websérie “Nascidos para Medicina”, uma produção do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS). Com lançamento nesta terça-feira, dia 18, Dia do Médico, a produção de estreia terá cinco episódios que retratam a vida real de médicos emergencistas e sua rotina para driblar problemas em seu cotidiano, como insegurança nas unidades de saúde, estrutura precária, dilemas médicos, sobrecarga de trabalho e carreira médica. Para conferir, basta acessar www.nascidosparamedicina.com. Com a websérie, o Simers cria uma plataforma interativa para que o médico confira e compartilhe momentos de sua rotina na profissão. Nessa primeira série, os episódios têm duração entre 5 e 10 minutos e são estrelados por Lucila Clemente, como dra. Julia, Rodolfo Ruscheinsky ( dr. Marco), João França (dr. Hermes) e Nadya Mendes, como a enfermeira Juçara. As cenas foram gravadas no Hospital Parque Belém, em Porto Alegre.

No primeiro episódio, a discussão sobre a insegurança nas unidades é tratada pela rotina da dra. Julia. Entre tiros e desespero das pessoas da unidade, a médica precisa enfrentar o medo para continuar atendendo os pacientes. Uma mulher baleada nos braços do marido é o desafio da médica. A cena é o retrato fiel da realidade vivida pela categoria, que enfrenta a falta de segurança como uma das maiores carências nos serviços de atendimento de saúde, instalando medo e risco real de morte dos profissionais e população.

A estrutura precária é o drama enfrentado no segundo episódio pelo doutor Marco, médico residente que inicia sua trajetória profissional, após chegar de bicicleta no hospital. A paciente é Gisele, vítima de violência doméstica. O episódio revela como os profissionais driblam a carência de equipamentos essenciais para a realização de procedimentos, como falta de aparelho de ultrassom, realidade enfrentada diariamente por médicos do Sistema único de Saúde (SUS) no País.

Nos demais episódios, pode-se conferir histórias da vida real que envolvem outros dilemas médicos, como a morte de um paciente e a doação de órgãos, a sobrecarga de trabalho e o conflito entre carreira médica e vida pessoal. Dentro dessa problemática, pode-se conferir a maneira como a doutora Julia encontra para driblar a ansiedade proveniente da gravidez não planejada, que coloca em xeque a rotina dos longos plantões e sua dedicação pela medicina, drama enfrentado por muitas jovens médicas.

Ficha técnica:

Nascidos para Medicina:

Elenco Principal:

Lucila Clemente – dra. Julia

Rodolfo Ruscheinsky – dr. Marco

João França – dr. Hermes

Nadya Mendes – enfermeira Juçara

Roteiro – Camila Gonzatto

Direção geral – Lisiane Cohen

Produção Executiva – Flavia Krieger

Realização – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS)

Comunicação Cultura Destaque Notícias Tecnologia Vídeo