Workshop Café Fon Fon: Bicicleta, Arte & Comunicação são os temas do encontro com a jornalista e documentarista Denise Silveira em 1* de junho Denise Silveira, recebeu Menção Honrosa no Mobifilm 2018, o Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito, pelo documentário "Ciclovia Musical". Foto: Arquivo pessoal

Workshop Café Fon Fon: Bicicleta, Arte & Comunicação são os temas do encontro com a jornalista e documentarista Denise Silveira em 1* de junho

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre (SMAMS) e o Café Fon Fon convidam para o Workshop “Bicicleta, Arte e Comunicação”, parte das comemorações pela 35a. Semana do Meio Ambiente e dos sete anos do espaço cultural mais charmoso da cidade. O workshop será realizado pela jornalista gaúcha Denise Silveira, radicada há 25 anos em São Paulo. Ela trabalhou nos principais veículos de comunicação do país e recebeu Menção Honrosa no Mobifilm 2018, o Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança no Trânsito, pelo documentário “Ciclovia Musical”. Ela dirigiu, roteirizou e fez assessoria de imprensa para o projeto que incentiva a educação ambiental, esporte, saúde, lazer e cultura com roteiros de bicicleta e paradas para concertos de música instrumental. “Vou trazer alguns cases como a Ciclovia Musical, falar sobre a importância da educação ambiental e cultural, mobilidade ativa, a minha experiência na Bélgica e na Holanda, o papel do cicloativismo para o meio ambiente, o recorte do empoderamento feminino e do ativismo negro na bike, e as últimas pesquisas de comunicação. Uma ação educativa e de sensibilização para o uso da bicicleta como meio de transporte”, diz Denise.

DeniseSilveira2
Workshop acontece dia 1* de junho no Café Fon-Fon

A documentarista foi selecionada pela Federação Europeia de Ciclistas para falar no painel sobre mídia na conferência Velo-city 2019, que será realizada no final de junho, em Dublin, Irlanda. É o maior encontro do cicloativismo mundial. O Café Fon Fon, da pianista Bethy Krieger e do saxofonista Luizinho Santos, é um ponto cultural referência da música de qualidade e da cozinha vegetariana e orgânica. Será o primeiro workshop sobre o assunto realizado no local. “O Café Fon Fon tem muito orgulho de oferecer a atividade na busca de maior conscientização e ativismo, em especial na semana do meio ambiente, reforçando o comprometimento dos seus sócios com a questão da ecologia” afirmam Bethy e Luizinho.
O workshop vai abordar ainda roteiro e narrativa como ferramenta de divulgação e também a sua importância para combater fake news, além de produção de conteúdo e assessoria de imprensa. Técnicas para quem quer aprimorar a comunicação para projetos que envolvam educação ambiental, mobilidade e cultura. Startups, estudantes, jornalistas, produtores culturais, ativistas, poderão trazer seus cases para análise em grupo. Às 17h, um passeio grátis de bicicleta para os participantes do workshop acontece na Redenção para homenagear a Semana do Meio Ambiente. A Yellow apoia o pedal e vai disponibilizar alguns vouchers. E a Rede Bike Anjo vai orientar o pelotão para que a volta seja feita em segurança.

09h30 – Recepção e welcome tea (porque amamos chá) com playlist de músicas que falam de bicicleta.
10h – Ciclovia Musical – como a ideia de trazer público para um festival de música ajuda a incentivar a educação ambiental, cultural e a tirar a bicicleta do noticiário policial no Brasil. Exibição do documentário Ciclovia Musical, Menção Honrosa no Mobifilm 2018.
12h Almoço vegetariano (porque apoiamos a causa animal), troca de experiências e network.
14h – Roteiro e narrativa. Exibição de trechos do filme Festival Vermelhos, sobre o festival de música no meio da Mata Atlântica, em Ilhabela, SP. E trechos da performance Récital pour un Masseur (Recital para um Massagista), de Tal Isaac, na 33 Bienal.
16h – Dicas para não pagar mico na hora de divulgar – assessoria de imprensa x produção de conteúdo. A última pesquisa do Comunique-se comentada.
Vagas limitadas
Investimento: R$ 85 (oitenta e cinco reais)

Promoção SMAMS – A inscrição no workshop será grátis para as 10 primeiras pessoas que se inscreverem. Os 10 contemplados terão apenas que arcar com o custo de R$ 25 pelo almoço vegetariano.

Pedalada Grátis para todos os participantes
17h – Volta de bicicleta na Redenção em homenagem ao Dia Mundial do Meio-Ambiente com apoio da Rede Bike Anjo e Yellow.

Realização: Café Fon Fon ​
Apoio: SMAMS, Yellow, Bike Anjo POA, Justo.
Informações: workshopbike@yahoo.com
Inscrições: https://www.sympla.com.br/workshop-bicicleta-arte–comunicacao__524535

Agenda Cidade Comportamento Destaque Turismo