Porto Alegre, quarta, 20 de outubro de 2021
img

Assembleia Legislativa sedia lançamento da Década da Agricultura Familiar

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

A Década da Agricultura Familiar 2019-2028 será lançada no Rio Grande do Sul na próxima segunda-feira, dia 11 de novembro, às 14h, por uma proposição do deputado estadual Elton Weber, que é integrante da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa. O evento, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa e reunirá representantes de entidades em nível internacional, nacional e estadual que falarão sobre obstáculos e oportunidades para o segmento.

Lançada mundialmente em Roma e nacionalmente em Brasília, em setembro, pelo deputado Heitor Schuch, a Década tem o objetivo de valorizar a agricultura familiar, alavancar o desenvolvimento sustentável e garantir a segurança alimentar global, baseada em sete pilares. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a promover a Década, que mira também na redução da obesidade, da fome e garantia da sucessão rural.

Para o deputado, a agricultura familiar tem todas as condições de responder a este desafio, contudo, preciso que governos e sociedade colaborem, criando um ambiente favorável para este desenvolvimento. “Nas últimas décadas, a agricultura familiar se tornou a principal fornecedora de alimentos no país, produzindo 75% do que chega à mesa dos brasileiros, apesar de ser dona de apenas 20% das terras. Esta é a maior prova de que o segmento pode responder as demandas futuras. Contudo, a continuidade desse crescimento e modernização, propiciados pelo Pronaf, seguro agrícola, crédito fundiário, Programa de Habitação Rural, PAA e PGPAF, a partir de 1996, depende de novas ações de fomento e reconhecimento, como o plano global das Nações Unidas.”

Entre as presenças confirmadas:

Alberto Broch – Coordenador das Organizações dos Produtores Familiares do Mercosul (Coprofam), vice-Presidente e secretário de Relações Internacionais da Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag)
Rafael Zavala Gomez del Campo – Representante da FAO no Brasil
Carlos Joel da Silva – Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS)
Vergilio Perius – Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS