Porto Alegre, terça, 21 de setembro de 2021
img

Feira do Livro: Léo Gerchmann autografa hoje “Jayme Copstein ao quadrado”. Encontro reunirá amigos de Jayme para falar sobre vida e obra do grande comunicador

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Acho que nasci jornalista. Não sei fazer outra coisa”, dizia Jayme Copstein, olhar posto nos olhos do interlocutor com a intensidade que lhe era peculiar até mesmo na forma de mirar fixamente o outro, sinalizando genuína sinceridade. Neste domingo, 10, Jayme com certeza vai estar na Feira do Livro, acompanhando tudo o que se disser sobre ele e com o Pato pronto para ser acionado, caso a gente diga algo que ele não goste. O autor de “Jayme ao Quadrado”, Léo Gerchmann convidou os jornalistas Luiz Artur Ferraretto, Cláudio Brito, economista Carlos Nélson e Eu para um bate-papo às 15h no Auditório Barbosa Lessa do CCCEV. Na sequência, ele autografa a obra lançada pela Editora Besouro Box.  O livro é uma justa homenagem ao revolucionário comunicador da Rádio Gaúcha, mestre da interatividade, escuta dos ouvintes e pioneiro da madrugada, Jayme Copstein é a figura central dessa história. 

jayme1

Léo Gerchmann e a biografia de Jayme.

Em um texto publicado na “orelha do livro”, a jornalista e escritora Cíntia Moscovich, diz que a biografia de Jayme, ” Não se trata de mera sucessão de datas ou de eventos: aqui dentro, Jayme Copstein se movimenta, fala, gesticula, ri, numa narração vívida e afetuosa. Muitos, milhares de nós, ao acompanhar essa narrativa, ficaremos sabendo da juventude desse moço que se encantou com o rádio escutando notícias da guerra, mas que, para satisfazer a vontade paterna, seguiu uma trajetória acadêmica que o afastaria do jornalismo. Levados por Gerchmann, acompanharemos a troca de cidades, o casamento, as várias faces de um profissional de talento até que, por obra do acaso, tornou-se apresentador do programa da madrugada que era amado por seus ouvintes, sucesso incontestável por anos a fio. Daqui por diante, eu os convido a revisitar nosso querido e a aplacar as saudades com as histórias que Jayme teria gostado de nos contar.””

Léo Gerchmann, Jornalista com “J”maiúsculo,  é formado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Aos 56 anos, é autor dos livros “Coligay – Tricolor e de todas as cores”, “Somos azuis, pretos e brancos”, “Viagem à alma Tricolor em 7 epopeias”, “Meu pequeno imortal”, e “Reconquista”. Passou por redações como a da revista Placar e trabalhou durante 11 anos no jornal Folha de São Paulo, do qual foi correspondente em Buenos Aires de 1997 a 1998. Até recentemente, era repórter especial do jornal Zero Hora, onde trabalhou durante 13 anos. Entre outras coberturas internacionais, fez a da Copa do Mundo da França, em 1998, eleições em países sul- americanos, a histórica crise argentina de 2001, a abertura dos “arquivos do terror”, que comprovaram a existência da Operação Condor, no Paraguai. Foi autor de diversas entrevistas com grandes personalidades internacionais e, entre 2010 e 2016 esteve quatro vezes na Venezuela para grandes reportagens de fôlego sobre a profunda crise vivida neste país sul- americano.

SERVIÇO:

jayme2-697x1024“Jayme ao Quadrado”

Dados: 200 págs

Formato 14 x 21 cm

ISBN 978-85-5527-108-3

Preço de capa R$ 49,00

Preço promocional 65ª FLPOA: R$39,20

Encontro + Autógrafos 65ª FLPOA: 10/11 (domingo) das 15h às 16h Auditório Barbosa Lessa no CCCEV Com Léo Gerchmann, Cláudio Brito, Felipe Vieira, Luiz Arthur Ferraretto e Carlos Nélson.