Porto Alegre, terça, 25 de janeiro de 2022
img

Porto Alegre: Corrida pela prevenção ao câncer de próstata reúne mais de 5 mil pessoas

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

Não tem segredo: para viver aos 82 anos com qualidade de vida e “saúde de guri”, o aposentado Luiz Oliveira de Souza diz que a receita é simples – se alimentar bem, se exercitar e fazer os check-ups preventivos de rotina. Ele e a esposa participaram neste domingo (10) da terceira etapa do Hospital Moinhos de Vento Circuito Poa Day Run, que reuniu mais de 5 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, na orla do Guaíba. Parte do Novembro Azul, a atividade buscou conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.

Foto-240

Luiz e Marlene correm juntos há 33 anos. Foto: Leonardo Lenskij

“Tem que fazer os exames médicos todos os anos, inclusive os de próstata, né? Os meus estão em dia”, garantiu o aposentado. Desta vez, Souza não correu. Levou o kit de chimarrão e as cadeiras para acompanhar a mulher, Marlene Inês da Rosa, de 63 anos. Ela fez o percurso de dez quilômetros em 59 minutos. Entre uma cuia e outra, os atletas contaram que correm juntos há 33 anos. “Somos o primeiro casal corredor de rua de Porto Alegre. Eu fiz dez maratonas e ele, 19. Eu participei 18 vezes da São Silvestre e ele, 15”, contou a técnica de enfermagem aposentada. “Foram mais de 20 anos representando a capital gaúcha em provas pelo Brasil, quando estávamos na equipe do Grêmio”, completou Luiz. A dupla ainda faz academia, caminhadas, dança e promove provas beneficentes de corrida para ajudar instituições de assistência social da região metropolitana.

São exemplos como o de Luiz e Marlene que o Hospital Moinhos de Vento quer divulgar. A instituição patrocina o evento há dois anos para incentivar os gaúchos a terem hábitos mais saudáveis. Durante a etapa deste domingo, o Superintendente Administrativo da instituição, Evandro Luis Moraes, confirmou uma prova no litoral e três em Porto Alegre em 2020. “O que a gente quer é fazer as pessoas saírem de casa, da internet, do celular e que venham praticar a vida. O esporte é prevenção e viver com qualidade. Isso tem tudo a ver com a missão do Hospital Moinhos de Vento”, destacou.

Novembro Azul

A Superintendente Assistencial do Moinhos de Vento, Vania Röhsig, ressaltou a importância de envolver as famílias e estimular esse estilo de vida desde cedo. O circuito possui provas para crianças. “É um estímulo à prática de esportes, de uma vida mais saudável e um ótimo programa para pais e filhos. E aproveitamos sempre para alavancar ações preventivas, desta vez com os homens, pois estamos no Novembro Azul”, afirmou Vania. “É muito importante que todos façam seus exames preventivos para o câncer de próstata”, concluiu.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda causa de morte por tumores em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos por ano. A Região Sul possui os índices mais altos do país, com média de um caso para cada mil homens. O sobrepeso e a obesidade estão entre os três principais fatores de risco. Os outros dois são a idade (nove em cada dez diagnósticos ocorrem em pacientes com mais de 55 anos) e o histórico familiar.

O chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Carvalhal, acrescentou que manter hábitos saudáveis pode ajudar na prevenção: “A atividade física regular é fator de proteção não só para doenças cardiovasculares, mas para vários tipos de câncer. Combater o sedentarismo é uma das formas mais eficientes de cuidado com a saúde.”

Programa para todos

Foto-274

Malu seguiu o exemplo da mãe e participou da Poa Day Kids. Foto:Leonardo Lenskij

Tanto os atletas como seus acompanhantes puderam aproveitar a programação da corrida. Uma estrutura com lounge e várias atividades foi montada na Avenida Beira-Rio, em frente ao Parque Marinha do Brasil, nas proximidades da pista de skate. No espaço, os participantes tiveram diversos serviços à disposição, como orientações de saúde e massagem, brindes e distribuição de lanches saudáveis, como frutas, açaí e café.

Depois da prova dos adultos, foi a vez das crianças participarem da prova Poa Kids Run. Atletas mirins dos três aos 12 anos participaram dos percursos de 50, 100, 300 e 400 metros. Malu Gatto Sabala, de 3 anos, seguiu o exemplo da mãe. Depois que Maíra Gatto completou a prova, foi buscar a filha para se exercitar junto. “Eu acredito muito na educação a partir do exemplo e vejo resultado disso com a Malu. O esporte é o melhor ‘remédio’ contra um dos grandes problemas da nossa sociedade, que afeta também as crianças, que é a ansiedade” disse a jornalista. Para Maíra, ações como a Poa Kids Run são uma oportunidade de pais e filhos viverem essa realização em família.

O evento foi aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo, com supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e organização da RunSports.

 

 

Confira os resultados:

 

Meia-maratona – Masculino:

1º – Alex Pires da Silva

2º – Guilherme Stapenhorst

3º – Matheus Santos da Costa

4º – Marcio Gilmar Ribeiro da Silva

5º – Mateus do Rosario Cavalcante

 

Meia-maratona – Feminino:

1º – Luciana Eltz

2º – Carina Carlan

3º – Mineia Cristina Vinch

4º – Debora Guimaraes Togni Stapenhorst

5º – Joice Viana

 

10 quilômetros – Masculino:

1º – Filipe Matter Cargnelutti

2º – Rodrigo Quevedo

3º – Giovani Oliveira

4º – Thales Bopp de Moura

5º – Josoe Correa da Silva

 

10 quilômetros – Feminino:

1º – Daiane Pedroso Moreira

2º – Daiane Dias

3º – Franciele Juchen

4º – Sabrina Fonseca Pereira

5º – Mariana Pereira Barboza

 

5 quilômetros – Masculino:

1º – Renan Barckfeld Correia

2º – Adelio dos Santos

3º – Rodrigo Rodrigo Maciel Pereira

4º – João Vianei Fernandes Machado

5º – Felipe Benites dos Anjos Reis

 

5 quilômetros – Feminino:

1º – Gabriela Bender

2º – Maiana Secco

3º – Nathercia Peixoto

4º – Adriane Ramos Belmonte

5º – Daniele Cardoso

 

3 quilômetros – Masculino:

1º – Otavio Zardo da Rosa

2º – Andre Jara

3º – Eduardo Barbosa

4º – Mateus Pingo Gonçalves

5º – Edio Arruda

 

3 quilômetros – Feminino:

1º – Alissandra de Lima Araújo

2º – Marizete da Veiga Medeiros

3º – Samantha Souza

4º – Franciele Machado

5º – Beatriz Alvarenga Lima

Foto-55

Hospital Moinhos de Vento Circuito Poa Day Run reuniu mais de 3 mil competidores. Foto: Leonardo Lenskij