Não tem segredo: para viver aos 82 anos com qualidade de vida e “saúde de guri”, o aposentado Luiz Oliveira de Souza diz que a receita é simples – se alimentar bem, se exercitar e fazer os check-ups preventivos de rotina. Ele e a esposa participaram neste domingo (10) da terceira etapa do Hospital Moinhos de Vento Circuito Poa Day Run, que reuniu mais de 5 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, na orla do Guaíba. Parte do Novembro Azul, a atividade buscou conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
“Tem que fazer os exames médicos todos os anos, inclusive os de próstata, né? Os meus estão em dia”, garantiu o aposentado. Desta vez, Souza não correu. Levou o kit de chimarrão e as cadeiras para acompanhar a mulher, Marlene Inês da Rosa, de 63 anos. Ela fez o percurso de dez quilômetros em 59 minutos. Entre uma cuia e outra, os atletas contaram que correm juntos há 33 anos. “Somos o primeiro casal corredor de rua de Porto Alegre. Eu fiz dez maratonas e ele, 19. Eu participei 18 vezes da São Silvestre e ele, 15”, contou a técnica de enfermagem aposentada. “Foram mais de 20 anos representando a capital gaúcha em provas pelo Brasil, quando estávamos na equipe do Grêmio”, completou Luiz. A dupla ainda faz academia, caminhadas, dança e promove provas beneficentes de corrida para ajudar instituições de assistência social da região metropolitana.
São exemplos como o de Luiz e Marlene que o Hospital Moinhos de Vento quer divulgar. A instituição patrocina o evento há dois anos para incentivar os gaúchos a terem hábitos mais saudáveis. Durante a etapa deste domingo, o Superintendente Administrativo da instituição, Evandro Luis Moraes, confirmou uma prova no litoral e três em Porto Alegre em 2020. “O que a gente quer é fazer as pessoas saírem de casa, da internet, do celular e que venham praticar a vida. O esporte é prevenção e viver com qualidade. Isso tem tudo a ver com a missão do Hospital Moinhos de Vento”, destacou.
Novembro Azul
A Superintendente Assistencial do Moinhos de Vento, Vania Röhsig, ressaltou a importância de envolver as famílias e estimular esse estilo de vida desde cedo. O circuito possui provas para crianças. “É um estímulo à prática de esportes, de uma vida mais saudável e um ótimo programa para pais e filhos. E aproveitamos sempre para alavancar ações preventivas, desta vez com os homens, pois estamos no Novembro Azul”, afirmou Vania. “É muito importante que todos façam seus exames preventivos para o câncer de próstata”, concluiu.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda causa de morte por tumores em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos por ano. A Região Sul possui os índices mais altos do país, com média de um caso para cada mil homens. O sobrepeso e a obesidade estão entre os três principais fatores de risco. Os outros dois são a idade (nove em cada dez diagnósticos ocorrem em pacientes com mais de 55 anos) e o histórico familiar.
O chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Carvalhal, acrescentou que manter hábitos saudáveis pode ajudar na prevenção: “A atividade física regular é fator de proteção não só para doenças cardiovasculares, mas para vários tipos de câncer. Combater o sedentarismo é uma das formas mais eficientes de cuidado com a saúde.”
Programa para todos
Tanto os atletas como seus acompanhantes puderam aproveitar a programação da corrida. Uma estrutura com lounge e várias atividades foi montada na Avenida Beira-Rio, em frente ao Parque Marinha do Brasil, nas proximidades da pista de skate. No espaço, os participantes tiveram diversos serviços à disposição, como orientações de saúde e massagem, brindes e distribuição de lanches saudáveis, como frutas, açaí e café.
Depois da prova dos adultos, foi a vez das crianças participarem da prova Poa Kids Run. Atletas mirins dos três aos 12 anos participaram dos percursos de 50, 100, 300 e 400 metros. Malu Gatto Sabala, de 3 anos, seguiu o exemplo da mãe. Depois que Maíra Gatto completou a prova, foi buscar a filha para se exercitar junto. “Eu acredito muito na educação a partir do exemplo e vejo resultado disso com a Malu. O esporte é o melhor ‘remédio’ contra um dos grandes problemas da nossa sociedade, que afeta também as crianças, que é a ansiedade” disse a jornalista. Para Maíra, ações como a Poa Kids Run são uma oportunidade de pais e filhos viverem essa realização em família.
O evento foi aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo, com supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e organização da RunSports.
Confira os resultados:
Meia-maratona – Masculino:
1º – Alex Pires da Silva
2º – Guilherme Stapenhorst
3º – Matheus Santos da Costa
4º – Marcio Gilmar Ribeiro da Silva
5º – Mateus do Rosario Cavalcante
Meia-maratona – Feminino:
1º – Luciana Eltz
2º – Carina Carlan
3º – Mineia Cristina Vinch
4º – Debora Guimaraes Togni Stapenhorst
5º – Joice Viana
10 quilômetros – Masculino:
1º – Filipe Matter Cargnelutti
2º – Rodrigo Quevedo
3º – Giovani Oliveira
4º – Thales Bopp de Moura
5º – Josoe Correa da Silva
10 quilômetros – Feminino:
1º – Daiane Pedroso Moreira
2º – Daiane Dias
3º – Franciele Juchen
4º – Sabrina Fonseca Pereira
5º – Mariana Pereira Barboza
5 quilômetros – Masculino:
1º – Renan Barckfeld Correia
2º – Adelio dos Santos
3º – Rodrigo Rodrigo Maciel Pereira
4º – João Vianei Fernandes Machado
5º – Felipe Benites dos Anjos Reis
5 quilômetros – Feminino:
1º – Gabriela Bender
2º – Maiana Secco
3º – Nathercia Peixoto
4º – Adriane Ramos Belmonte
5º – Daniele Cardoso
3 quilômetros – Masculino:
1º – Otavio Zardo da Rosa
2º – Andre Jara
3º – Eduardo Barbosa
4º – Mateus Pingo Gonçalves
5º – Edio Arruda
3 quilômetros – Feminino:
1º – Alissandra de Lima Araújo
2º – Marizete da Veiga Medeiros
3º – Samantha Souza
4º – Franciele Machado
5º – Beatriz Alvarenga Lima