Porto Alegre, quarta, 20 de outubro de 2021
img

Museu de Arte Contemporânea Associação de Amigos organiza leilão de arte e coquetel em prol da construção da nova sede da instituição

Detalhes Notícia

Notice: Trying to get property 'post_excerpt' of non-object in /home/felipevieira/www/site/wp-content/themes/felipevieira/detalhes-noticia.php on line 263

https://youtu.be/fgE26H9D8tA

 

 

Nomes reconhecidos no campo da arte como Walmor Correa, Xadalu, Claudia Hamerski, Élida Tessler, Heloisa Crocco, Tulio Pinto, Maria Tomaselli, Zoravia Bettiol, Paula Plim e Oskar Metsavaht estão entre mais de uma centena de artistas que se engajaram na causade  arrecadar fundos em prol da construção da nova sede do Museu de Arte Contemporânea (MACRS)e doaram integralmente suas obras para a ocasião. Também o experiente leiloeiro Daniel Chaieb e as principais galerias de arte da capital doaram suas comissões em apoio ao projeto do novo MAC no IV Distrito – em Porto Alegre. Galerias tradicionais no mercado de arte local participam, ainda, com obras dos mestres Iberê Camargo, Vasco Prado, Xico Stockinger e Danúbio Gonçalves. Com isso a Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS, em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac), realizará na noite do dia 19 de novembro, o 2º Leilão de Arte Contemporânea, a partir das 21h, na ala residencial do Palácio Piratini.

O projeto da nova sede do MACRS no IV Distrito (Rua Comendador Azevedo, 256, bairro Floresta) transcenderá os tradicionais espaços expositivos, rompendo paradigmas de intervenção e interação urbana, transformando a relação das pessoas com o museu e representará uma nova experiência no campo social da arte.

De estilo neoclássico, a ala residencial da sede do governo do Estado é um espaço exclusivo e que nunca serviu de cenário para um evento aberto à comunidade. O prédio, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, é patrimônio cultural, levou quase 20 anos para ser concluído e foi feito com material vindo da França, dos alicerces ao gesso.

O leilão será antecedido de um coquetel beneficente, reinaugurando o Salão de Verão e jardim da residência oficial, cujo ingresso, no valor de R$ 500,00, será doado ao projeto do museu. O convite pode ser adquirido pelo telefone (51) 9 9114-2033. Doações também podem ser feitas pelo mesmo número, com Aline. A DJ e performer Julha Franz será responsável pela playlist musical que recepcionará os convidados benemerentes pré-leilão.

mac562AAMACRS

A Associação é uma instituição privada de caráter público, sem fins lucrativos e trabalha voluntariamente para desenvolver projetos que repensam o papel do museu no século 21. “Com a finalidade de integrar as ações que buscam recursos para garantir a sustentabilidade econômica do MACRS, que atualmente abriga mais de 1.300 obras, contamos com amplo apoio das principais galerias de arte da cidade e de expressiva representação dos artistas” diz o arquiteto Marcio Carvalho, presidente da AAMACRS.

Através desta rede de diferentes colaboradores, o objetivo é colecionar gestos de doação que possibilitam transformar o MACRS IV Distrito em um museu vivo e aberto a manifestações contemporâneas em torno da arte, cultura e ação social. “Um museu educativo, inclusivo e dedicado ao desenvolvimento humano, trabalhando diretamente com os artistas e os diversos públicos locais para receber visitantes de todos os lugares”, explica André Venzon, artista visual e diretor do MACRS.

Galerias de arte e moldurarias que apoiam a causa

Arte&Fato, Bella Vista Arte & Molduras, Bolsa de Arte, Calafia, Delphus, Edelweiss, Galart, Galeria Duque, Galeria Gravura, Genuína Obra, Gestual, Mamute e Martini Arte.

Serviço

2º Leilão de Arte Contemporânea da AAMACRS

Quando: 19 de novembro, das 21h às 23h, na ala residencial do Palácio Piratini (Praça Mal. Deodoro, s/n, Centro Histórico, Porto Alegre) – Salão dos Espelhos.
*Evento aberto a colecionadores e público interessado mediante cadastramento prévio pelo telefone (51) 9 9114-2033.