Porto Alegre, terça, 30 de novembro de 2021
img

Auditores Fiscais Federais Agropecuários apreendem mais de 115 mil litros de agrotóxicos irregulares no Mato Grosso

Detalhes Notícia

Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) apreenderam mais de 115 mil litros de agrotóxicos irregulares em operação nas regiões sul e centro-norte do Mato Grosso, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro. A ação teve como alvo produtos contrabandeados, produzidos ilegalmente nas propriedades ou que não seguiam as normas de utilização e armazenamento.

As fiscalizações foram realizadas em 84 propriedades rurais de Sinop, Sorriso, Vera, Nova Ubiratã, Ipiranga do Norte e Lucas do Rio Verde, no centro-norte, e Primavera do Leste, Campo Verde, Poxoréo e Dom Aquino, no sul. Em alguns locais havia grandes produções ilegais de agrotóxicos, sem registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Nós encontramos os produtos escondidos de diversas formas”, conta o Auditor Fiscal Federal Agropecuário Júlio César Alves de Lima. “Dentro de um ônibus antigo, em tonéis, tambores de graxa, plantadeiras e no meio de sacas de semente”, continua.

Os agrotóxicos produzidos de forma ilegal ou contrabandeados trazem um grande risco para os produtos e consumidores. Eles não contam com estudos de eficácia ou segurança e podem causar prejuízos à lavoura e à saúde.

A operação foi iniciativa do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, o Indea/MT, e foi realizada em conjunto com Fiscais Estaduais Agropecuários da região.