Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

"A agricultura não pode ser a vilã do clima", diz Tereza Cristina

Detalhes Notícia

Em visita a Berlim, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira (16/01) que apenas pequenos agricultores produzem na Amazônia e que o setor da agricultura não pode ser visto como o vilão do clima. As declarações foram feitas durante o plenário de abertura do Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), do qual a ministra participou a convite do governo alemão.

“A agricultura brasileira não é feita na Amazônia. Apenas 10% da agricultura brasileira de pequenos agricultores, de muito pequenos agricultores, é que está na Amazônia, no bioma amazônico”, disse a ministra, arrancando gritos de “é mentira” da plateia.

A ministra não citou a fonte dos dados, mas de acordo com um relatório do Ministério Público Federal de 2015, cerca de 19% da Amazônia foi desmatada no país, sendo que 80% desta área desmatada foi transformada em pasto para a pecuária. O documento ressalta que 16% de todo o bioma amazônico seria ocupado por essa atividade agrícola.

“O grande desafio nosso é colocar esses pequenos produtores nos sistemas de produção moderno e sustentável”, acrescentou no evento organizado pelo Ministério para Alimentação e Agricultura da Alemanha.

Tereza Cristina disse ainda que colocar a produção agropecuária como vilã tem impossibilitado um debate na perspectiva do que deveria ser feito em relação ao clima incluindo outros aspectos.

Leia mais na Deutsche Welle