Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

PROGRAMAÇÃO DA CINEMATECA CAPITÓLIO TEM PREMIADO FILME FRANCÊS

Detalhes Notícia
Porto Alegre, RS - 04/02/2020: A partir de quinta-feira, 06 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio exibe sessões de pré-estreia do filme francês Retrato de uma Jovem em Chamas, de Celine Sciamma. Foto: Pyramide Distribution

A partir de quinta-feira, 6, a Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico) apresenta sessões de pré-estreia do filme francês Retrato de uma Jovem em Chamas. Em 2019, o filme da diretora Celine Sciamma, recebeu o prêmio de melhor roteiro e a Palme Queer para o melhor filme de temática LGBQ+ no Festival de Cannes. O filme entra em cartaz no dia 20 de fevereiro.

O Capitólio recebe, também no dia 6, a sessão de abertura da mostra A Vingança dos Filmes B, às 20h. Com entrada franca, a sessão exibe o documentário George Hilton – O Mundo é dos Audazes, do diretor brasileiro Daniel Camargo. Do horror ao western spaghetti, o filme aborda a vida e a carreira do ator, em um valioso panorama do cinema de gênero italiano.

Sinopses

Retrato De Uma Jovem Em Chamas

França, 2019, 120 minutos, DCP

Direção: Céline Sciamma

Distribuição: Supo Mungam Films

Na França do século XVIII, Marianne é uma jovem pintora que recebe a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo conforme os últimos dias de liberdade dela antes do iminente casamento se veem prestes a acabar.

George Hilton – O Mundo É Dos Audazes

Itália, 2019, 107’, HD

Direção: Daniel Camargo.

Com George Hilton, Enzo. G. Castellari, Sergio Martino, Edwich Fenech, Gianni Garko.

Em meados dos anos 60, o uruguaio George Hilton chega à Itália levando na bagagem apenas o sonho de ser ator. Em pouco tempo torna-se um dos mais populares protagonistas do então efervescente cinema popular italiano. Em “O Mundo é dos Audazes”, o diretor brasileiro Daniel Camargo aventura-se profundamente na vida e na obra de George Hilton, e através de depoimentos do próprio ator, e de diversos personagens importantes da indústria cinematográfica daquele período, realiza um ardoroso panorama do cinema de gênero italiano.

Programação

Quinta-feira, 6

14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato 16h – Retrato de uma Jovem em Chamas 20h – Sessão de Abertura: George Hilton – O Mundo é dos Audazes – entrada franca.

Sexta-feira, 7

14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato

16h – Retrato de uma Jovem em Chamas

18h – Especial George Hilton: Vou, Mato e Volto

20h – Projeto Raros: Fuga Alucinada – entrada franca

Sábado, 8

14h – Sessão Cripta dos Clássicos: A Aldeia dos Amaldiçoados

16h – Sessão Vagalume: Billy Elliot

18h – Sessão Troma Fever I: Surfistas Nazistas Devem Morrer – entrada franca

21h – Conexão Cine Fantasy: 2050 + Kin + Meu Irmão Juan + Raimundo Quintela, o caçador de vira porco + Éter + Estigma + Noite de Sorte + Who’s That Man Inside My House? + Vômito + Mariposas ao Redor da Luz – Total: 94 min, entrada franca

23h59 – Maldita Meia Noite – Sessão Post Mortem: A Volta dos Mortos Vivos

Domingo, 9

14h – Sessão Malditos Curtas I: Cova Humana + Dead Teenager Séance + Pop Ritual + Amor, Sangue, Dor + 11 Minutos – Total: 77 min, entrada franca

16h – Sessão Vagalume: Billy Elliot

18h – Sessão Maldita Matinê- Corrida com o Diabo

20h – Sessão Troma Fever II: Tromeo & Julieta – entrada franca

Terça-feira, 11

14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato

16h – Retrato de uma Jovem em Chamas

18h – Sessão Shoot or Die: O Capenga + Neurose + Lilith + I’m Not a Angel + O Mito do Silva + Máquina de Café em Dia de Fúria + Visões de Claudeciro – Total: 64 min, entrada franca

20h – Especial George Hilton: As Lágrimas de Jennifer

Quarta-feira, 12

14h – Adoniran – Meu Nome é João Rubinato

16h – Retrato de uma Jovem em Chamas

18h – Especial George Hilton- Tempo de Massacre

20h – Sessão Post Mortem: Zeder

Outras informações através do telefone 51 3289-7453 (Portaria) ou pelo site da Cinemateca Capitólio (www.capitolio.org.br/ )