Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Ruy Irigaray deixa Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e volta para Assembleia. Novo titular da pasta deve ser anunciado nos próximos dias

Detalhes Notícia
Governador agradeceu ao secretário pelos excelentes serviços prestados com resultados positivos para o desenvolvimento. Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Em reunião com o governador Eduardo Leite na manhã desta segunda-feira (17/2), o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Ruy Irigaray, informou sua intenção de retomar o mandato na Assembleia Legislativa. Com isso, o governador deverá definir nos próximos dias o nome do novo secretário.

Irigaray permanecerá no comando da pasta até sexta-feira (21/2). A saída, anunciou ele, se deve ao objetivo de dar atenção aos seus projetos em tramitação na Assembleia e de intensificar o apoio à base neste ano de eleições municipais.

O governador agradeceu ao secretário pelos “excelentes serviços prestados”, com resultados positivos em relação ao desenvolvimento do Estado. “O secretário desempenhou a função com muita dedicação e lealdade. Foi uma honra contar com Ruy no governo e espero seguir tendo a sua colaboração no parlamento”, afirmou Leite.

Irigaray avaliou de forma positiva o período em que comandou a Sedetur. Destacou a aproximação com as entidades representativas da indústria e do comércio como uma das principais ações, o que foi importante na busca de soluções para o desenvolvimento do setor produtivo.

Em termos de números, citou o aumento de 18% na abertura de novas empresas, a queda de 5% no fechamento de empresas, investimentos de mais de R$ 1,6 bilhão por meio do Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) e a geração de mais de 5 mil empregos por meio de ações relacionadas ao fundo.

“A desburocratização também foi uma das nossas bandeiras na secretaria e medidas nesse sentido seguirão contando com meu apoio na Assembleia, assim como pautas de governo, como a redução da máquina pública”, projetou.