Porto Alegre, sábado, 02 de julho de 2022
img

PORTO ALEGRE: “PROMETERAM BOTAR O DINHEIRO DO CARNAVAL NA SAÚDE, MAS A SAÚDE CONTINUA TRISTE E O CARNAVAL TAMBÉM”, DIZ QUEIXINHO

Detalhes Notícia

As trajetórias de Édio Onofre Gonçalves e do Carnaval de Porto Alegre se confundem. Aos 80 anos, Queixinho, como é conhecido no mundo carnavalesco, tem 65 anos de folia na Capital gaúcha. Começou ainda nos anos 50, cantando nas tribos, antes de passar para escolas de samba. Foi intérprete, ou puxador de samba, em quase todas elas. Ajudou a fundar a Estado Maior da Restinga, foi Bambas da Orgia, União da Vila do IAPI. Só na Imperadores do Samba, foram 20 anos, ganhando mais de uma dezena de carnavais. O último título foi em 2016, na Imperatriz Dona Leopoldina, cantando o sambista carioca Diogo Nogueira.

Recentemente, no entanto, Queixinho vem acompanhando as escolas de samba enfrentarem anos turbulentos em Porto Alegre. Depois que o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) decidiu cortar o apoio financeiro da Prefeitura, as agremiações ficaram em uma situação financeira muito ruim, chegando cancelar o desfile competitivo de 2018.

Leia mais em SUL 21