Porto Alegre, terça, 16 de abril de 2024
img

Mais nove municípios são contemplados com a perfuração de poços no interior do Estado

Detalhes Notícia
Fotos: Isabela Aguiar / Ascom SOP/RS

Visando garantir o abastecimento de água para consumo humano no interior do Estado, o governo gaúcho, por meio da secretaria de Obras e Habitação, firmou termo de cooperação técnica com mais nove municípios para a perfuração de poços artesianos. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), beneficiando 970 famílias. Os termos foram assinados nesta terça-feira (10) entre o secretário José Stédile e os prefeitos municipais.

As cidades contempladas são Itacurubi, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sagrada Família, Santo Antônio da Patrulha, Salvador das Missões, Três Arroios, Turuçu e Veranópolis. Cada poço artesiano conta com investimento de R$ 50 mil do governo do Estado, em média, havendo contrapartida da prefeitura, entre outros, no revestimento do reservatório.

O prefeito de Salvador das Missões, Daniel Gorski, falou em nome dos municípios contemplados. Ele destacou o caráter municipalista da iniciativa. “Sem o apoio do governo do Estado não teríamos condições de concretizar os investimentos. O auxílio chegará num momento em que todas as cidades sofrem pelos efeitos da estiagem”, disse ele, acompanhado do secretário municipal da Saúde, Airton Luis Schmitt.

Stédile lembra que a iniciativa garantirá saúde e qualidade de vida às famílias. “Água potável é mais do que prestação de serviço público, é dignidade humana”, refletiu, comemorando os números do departamento de Poços e Redes da SOP, em 2020. “Somente nos primeiros três meses do ano, já superamos o número de 2 mil famílias atendidas em 22 municípios gaúchos”, comemorou, em alusão aos serviços que serão executados até novembro deste ano.

Também presentes na assinatura ocorrida na sala de reuniões da SOP, nesta terça-feira (10), os prefeitos Emerson Leandro Rocha (Itacurubi, em exercício), José Francisco Ferreira da Luz (Santo Antônio da Patrulha, em exercício), Helio Olimpio de Queiroz (Passo do Sobrado), Rafael Reis Barros (Rio Pardo), Waldemar de Carli (Veranópolis), Marcos Nascimento (Sagrada Família), Selmira Milech Fehrenbach (Turuçu) e Lirio Zarichta (Três Arroios).

O presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Patrulha, André Selistre, o secretário municipal de Agricultura, João Batista das Neves, além do responsável pelo departamento de Poços e Redes da SOP, Nelson Stuart, também prestigiariam a atividade.

Municípios, localidades e famílias:

Itacurubi – Sede – 150 famílias

Passo do Sobrado – Cerro da Boa Esperança – 80 famílias

Rio Pardo – Passo da Cavalhada e Lima Brandão – 300 famílias

Sagrada Família – Linha Bela Vista e Esquina Gaúcha – 100 famílias

Santo Antônio da Patrulha – Ribeirão e Chapada – 110 famílias

Salvador das Missões – Linha Santo Antônio Baixo e Vila Santa Catarina – 100 famílias

Três Arroios – Linha Sanga Funda, Linha Estanislau e Linha Três Secção – 40 famílias

Turuçu – São José e Picada Flor – 50 famílias

Veranópolis – Nossa Senhora do Caravajo/ Monte Claro e Nossa Senhora das Graças/ São José da Terceira – 40 famílias