Porto Alegre, terça, 21 de setembro de 2021
img

Morreu o cantor e compositor Airton Pimentel

Detalhes Notícia
Airton Pimentel deixa uma obra rica em clássicos que ajudaram a construir o cenário musical do Rio Grande do Sul / Foto: Divulgação

Faleceu, na noite deste sábado (21), um dos maiores nomes da velha guarda da cultura musical do Rio Grande do Sul. Aos 81 anos, o bageense registrado em Cachoeira do Sul, Airton Pimentel, deixa uma obra rica em sucessos gravados nas vozes de artistas renomados do cancioneiro gaúcho, como Cesar Passarinho, José Cláudio Machado, Leopoldo Rassier, entre tantos outros.

São de sua assinatura clássicos como Chasque para Dom Munhoz, Pilchas, Rancho de Estrada, Vento Norte, Negro da Gaita, Missal das Rezes, entre outros que ajudaram a construir o cenário musical nativista e gauchesco do RS. Nos anos 1970, Airton Pimentel foi convidado pela produtora Embrafilme e escreveu a trilha sonora do filme Um Certo Capitão Rodrigo, um clássico do cinema nacional baseado na obra de Érico Veríssimo e que teve Tarcísio Meira como protagonista.

Nascido em Bagé em 17 de outubro de 1938, Airton Pimentel Silveira foi registrado em Cachoeira do Sul, onde chegou a morar há alguns anos num sítio na localidade de Passo do Moura. Atualmente, residia em Porto Alegre. Fundador do grupo musical Os Araganos, além de poeta, era também melodista e cantor.

Posteriormente partiu para a carreira solo, na qual gravou diversos LPs que bateram recordes de venda devido à popularidade das composições somadas às mensagens contidas nos trabalhos. Foi membro da Estância da Poesia Crioula, funcionário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e esteve sempre envolvido com o sindicalismo na seara da musicalidade gaúcha. Um dos seus mais recentes sucessos foi “O Cagaço do Molina”, no qual, de forma bem humorada, relata os problemas de saúde enfrentados pelo personagem em decorrência do alcoolismo.

Em 2011, foi indicado e venceu o Prêmio Açorianos como melhor compositor de música regional.

Ouça aqui o LP COMPLETO ” Menestrel” de Airton Pimentel, graavdo em 1974, o primeiro LP de um dos maiores compositores do nosso Rio Grande do Sul

LADO A
01 – Menestrel
02 – Balada de Sol a Sol
03 – Missal de Reses
04 – Ai, Ai Lobisomem
05 – Charqueada
LADO B
01 – China Rita
02 – A Festa do Boi Pitanga
03 – Boiadeiro
04 – Camarão, Camarada
05 – A Festa da Derrubada
06 – O Bicho Quiri-Quiri