Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Crise da pandemia no Brasil está mais profunda por causa de Bolsonaro, diz Jeffrey Sachs; BBC Brasil

Detalhes Notícia
Para economista americano, postura do presidente brasileiro agrava a crise que o país já vivia antes da pandemia. GETTY IMAGES

 

 

Quando Jeffrey Sachs publicou em 2005 seu livro O Fim da Pobreza, alguns o consideraram muito otimista por crer ser possível erradicar a indigência da face da Terra.

Mas agora, no meio de uma das piores pandemias e crises econômicas globais em várias décadas, o otimismo desse renomado especialista em desenvolvimento sustentável da Universidade de Columbia (EUA) e da ONU é difícil de perceber.

“Esta pandemia é extraordinariamente grave”, disse Sachs em uma entrevista exclusiva à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

“Ela vai empurrar centenas de milhões de pessoas para a pobreza.”

Para ele, agora provavelmente “está perdido” o objetivo de eliminar a pobreza extrema global até 2030, estabelecida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que ele próprio estimulou.

Sachs, que tem sido apontado por diferentes publicações como um dos líderes ou economistas mais influentes do mundo, critica a resposta do presidente dos EUA, Donald Trump, à crise da covid-19 e o que vê como uma tentativa de criar uma Guerra Fria com a China.

Mas também critica as políticas de presidentes latino-americanos, como o mexicano Andrés Manuel López Obrador ou o brasileiro Jair Bolsonaro, considera provável que a Argentina descumpra o pagamento de sua dívida e descreve “o pior cenário que veremos na região em muito tempo”.

Leia mais em BBC Brasil