Porto Alegre, terça, 09 de agosto de 2022
img

RS: Operação no Vale do Taquari combate tráfico de pássaros

Detalhes Notícia
Sema, Polícia Civil e Rede de Proteção Ambiental e Animais resgataram cerca de 200 espécies de animais silvestres e domésticos. As aves, que seriam comercializadas, estavam em gaiolas espalhadas pela residência e apresentavam maus tratos - Foto: Divulgação

 

 

Em uma operação conjunta, Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Polícia Civil e Rede de Proteção Ambiental e Animais (Repraas) resgataram cerca de 200 espécies de pássaros silvestres e domésticos que viviam em cativeiro em uma casa no município de Santa Clara do Sul, no Vale do Taquari. A ação ocorreu na manhã de segunda-feira (15/6).

As aves, que seriam comercializadas, estavam em gaiolas espalhadas pela residência e apresentavam maus tratos. Muitas das espécies encontradas são consideradas raras ou ameaçadas de extinção, como cardeal-amarelo e bico-de-pimenta.

De acordo com o chefe de fiscalização da Sema, Mateus Leal, a equipe reintroduziu à natureza 150 pássaros que estavam saudáveis. As outras aves foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por estarem debilitadas ou com anilhas (anel de metal) de identificação.

O proprietário da residência foi encaminhado à 19ª Delegacia de Polícia de Lajeado para prestar esclarecimentos. O homem recebeu uma notificação da Sema e deve responder por posse ilegal de pássaros silvestres.

A operação conjunta aconteceu mesmo em meio à pandemia, já que as ações de proteção ambiental são consideradas essenciais. Para atender às medidas de prevenção à Covid-19, os trabalhadores da secretaria cumprem uma série de protocolos, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e utilização de álcool em gel.