Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Cientistas suíços desenvolvem detector rápido de coronavírus; Rádio Suiça Internacional

Detalhes Notícia
Poster destaca os países na lista suíça de quarentena de 5 de agosto, no aeroporto de Zurique Keystone / Ennio Leanza

 

 

Um projeto para desenvolver um pequeno dispositivo portátil para detectar o coronavírus em aeroportos, estações ferroviárias e espaços públicos onde o rastreamento rápido poderia contribuir para a detecção precoce da doença, recebeu uma subvenção da Fundação Nacional de Ciência da Suíça.

“Há uma necessidade urgente de um conjunto de medidas para controlar a propagação do vírus, reduzir a gravidade da doença em pacientes infectados e, finalmente, prevenir a infecção com vacinas eficazes”, disse Sandrine Gerber, do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne (EPFL), que está liderando a pesquisa.

“Com um biosensor de baixo custo e altamente sensível, estamos propondo uma abordagem para superar as limitações dos atuais procedimentos de testes, o que deve eliminar a necessidade de pessoal biomédico e infra-estrutura especializada de laboratório”, disse ela em uma declaração da EPFL na sexta-feira.

Também participa do projeto Igor Stefanini da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes do Sul da Suíça (SUPSI) e Francesco Bertoni da Università della Svizzera italiana (USI).

Leia mais em Rádio Suiça Internacional