Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
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Franceses assumem paixão pela bicicleta na pandemia e governo destina € 200 mi para ciclismo urbano; RFI

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Stein Van Oosteren, do coletivo de ciclismo Île-de-France na ciclovia que leva a La Défense, em Paris. RFI/Frédérique Lebel

 

 

Com cada vez mais ciclovias nas cidades e uma verdadeira explosão nas vendas de bibicletas, o ciclismo se tornou um verdadeiro fenômeno na França. Em 2019, as vendas de bicicletas elétricas na França bateram um novo recorde com 388,1 mil unidades. Um milhão de magrelas podem invadir as avenidas e ruelas francesas, até 2025.

O fenômeno, que começou há algum tempo nas ruas de Estrasburgo, na Alsácia (nordeste da França), agora está se espalhando por todas as grandes cidades francesas, incluindo a capital. Devido à epidemia de Covid-19, a prefeitura de Paris transformou 50 km de eixos geralmente reservados para carros em ciclovias, incluindo a simbólica e muito movimentada rue de Rivoli, que vai até o museu do Louvre. “Elas ficarão para sempre”, disse a prefeita de Paris, Anne Hidalgo.

O Ministério dos Transportes da França identificou mais de 500 km de “coronapistas” criadas durante a crise da Covid-19, que pretende transformar definitivamente em ciclovias. O uso de ciclovias em todo o país aumentou 29% desde o fim do confinamento em comparação com o mesmo período de 2019. A associação Vélo & Territoires relata um aumento espetacular de +67% em um ano para Paris, +26% em Lille e +24% em Lyon. Cerca de 60% das viagens de carro na região de Paris possuem menos de quatro quilômetros.

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