Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Gramado/RS: Após tremores, Prefeitura vai comprar três sismógrafos; por Miron Neto

Detalhes Notícia
A forma de contratação do serviço ainda não foi definida, mas a Prefeitura pretende manter o monitoramento por pelo menos dois anos. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gramado vai comprar três sismógrafos para avaliar tremores que ocorrem no bairro Piratini desde o final de agosto. Atualmente, o aparelho que detecta os movimentos do solo mais próximo fica no Parque do Caracol, em Canela. A estação mantida pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, porém, estava inoperante nos dias em que moradores relataram os tremores, já que as atividades estão suspensas devido à pandemia de Covid-19.

A forma de contratação do serviço ainda não foi definida, mas a Prefeitura pretende manter o monitoramento por pelo menos dois anos.

Começa a instalação de 41 câmeras de monitoramento

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana deu início à instalação do novo sistema de videomonitoramento de Gramado na tarde da terça-feira (15). Neste processo há a inclusão de 11 novos pontos com a instalação de mais 35 câmeras regulares e outras seis câmeras LPR. Estes equipamentos serão utilizados para a leitura de placa dos veículos que ingressarem na cidade a fim de se obter o cercamento eletrônico do município. Nenhum dos aparelhos será utilizado para multas.
O novo sistema será espelhado junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Polícia Civil de Gramado. A central de controle permanece na Brigada Militar em Gramado.
Com isso, Gramado passará a ter um total de 48 câmeras em 24 pontos.

Clique aqui e leia outras notícias da Serra no site