Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Reforma administrativa segue modelo internacional, e Congresso pode ampliar mudanças; O Globo

Detalhes Notícia
Alto número de servidores em cargos comissionados deve ser debatido durante discussão da proposta. Enviada no início deste mês pelo Executivo, a PEC da reforma administrativa prevê uma maior eficiência na gestão dos recursos humanos Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

 

 

A reforma administrativa apresentada pelo governo Jair Bolsonaro segue o modelo adotado em diversos países desenvolvidos com forte tradição na oferta de serviço público de qualidade. Especialistas ponderam, entretanto, que a proposta encaminhada ao Congresso este mês não aborda ainda problemas tipicamente brasileiros, como o elevado número de servidores comissionados, que podem ser indicados livremente pelo governo.

Enquanto a França, tradicional exemplo da burocracia brasileira, tem de 700 a 900 cargos de livre nomeação, no Brasil, há 12.563 postos dessa natureza, segundo dados da Frente Parlamentar Mista da reforma Administrativa. A expectativa é que pontos como este sejam incluídos no debatedurante a discussão da proposta no Congresso.

Leia mais em O Globo