Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Sem votos para manter veto, governo quer novo imposto sobre transações para desonerar folha; O Globo

Detalhes Notícia
Equipe econômica prepara proposta de criação de tributo para compensar ampla redução da contribuição sobre salários. Paulo Guedes. “Queremos desonerar, ajudar a criar emprego, então vamos fazer um programa de substituição tributária” Foto: Jorge William / Agência O Globo

 

 

Sem votos para impedir que o veto à prorrogação da desoneração da folha de pagamento seja derrubado, o governo corre contra o tempo para apresentar a parlamentares uma proposta alternativa à medida até segunda-feira.

De acordo com fontes da equipe econômica, o projeto do Executivo deve envolver a criação de um imposto sobre transações digitais para compensar uma redução ampla da contribuição sobre salários.

Por enquanto, a sessão do Congresso que vai apreciar o veto está mantida para quarta-feira. Ontem, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), avaliou que a derrubada do veto é provável:

— O sentimento do Senado que eu escuto de todos os senadores é de derrubar o veto.

A articulação da nova proposta está sendo feita pelo líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). Segundo o líder do PSD no Senado, Otto Alencar (BA), Gomes disse que a compensação do governo viria dentro da reforma tributária.

Leia mais em O Globo