Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Porto Alegre: Ambulantes saúdam decreto que permite retorno para o Gasômetro após 5 anos: ‘recuperar o tempo perdido’; Sul 21

Detalhes Notícia
Antigos ambulantes da Orla poderão retornar às proximidades do Gasômetro após cinco anos | Foto: Luiza Castro/Sul21

 

 

Recuperar as perdas. Essa é a ideia que passa pela cabeça de Sônia Welter de Ávila, presidente da Associação dos Ambulantes da Orla do Gasômetro, quando perguntada sobre a expectativa dos 18 membros da associação para o retorno às proximidades de um dos principais cartões portais de Porto Alegre.

Desde que as obras para a revitalização do trecho 1 da Orla do Guaíba iniciaram, em outubro de 2015, os ambulantes que trabalhavam nas “barraquinhas da Gatorade”, como eram conhecidos os quiosques localizados às margens do Gasômetro antes da reforma, estão remanejados nos arredores do Anfiteatro Pôr do Sol. A promessa era de que retornassem assim que a revitalização fosse concluída, o que ocorreu em junho de 2018, mas passaram-se dois anos até que a Prefeitura autorizasse a volta.

“Já se vão cinco anos. Vai fazer dois anos que a Orla reabriu e nada de nós voltarmos. Tá mais do que na hora da gente voltar”, diz Sônia, que trabalhava em uma barraca junto ao Gasômetro há mais de 20 anos.

Sônia explica que as conversas com a Prefeitura para o retorno ganharam corpo, de fato, apenas no ano passado. “Todos tiveram que fazer MEI, agora ninguém mais é ambulante, todo mundo é empresário. E a gente ficou esperando, um ano se passou depois disso”.

Leia mais no Sul 21