Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Departamento de Justiça dos EUA recorre para banir WeChat de lojas de aplicativos no país; O Globo

Detalhes Notícia
Governo americano afirma que programa chinês transmite dados dos usuários e representa uma ameaça à segurança nacional. WeChat, um gigante com 1 bilhão de usuários Foto: Bloomberg Newsletters

 

 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos pediu nesta sexta-feira a uma juíza federal de São Francisco que autorize o governo a impedir que as lojas de aplicativos da Apple e da Google disponibilizem para download no país o programa WeChat, da empresa chinesa Tencent. A pedição requer que a juíza Laurel Beeler revogue uma liminar que ela própria concedeu no sábado suspendendo a ordem do Departamento de Comércio, que deveria entrar em vigor no dia 20 e também impediria outras transações feitas nos EUA com o WeChat, o que acabaria por tornar o aplicativo inutilizável no país.

No pedido de suspensão da liminar, o Departamento de Justiça argumenta que a decisão de Beeler foi um erro e “permite o uso contínuo e live do WeChat, um aplicativo móvel que o Poder Executivo classifica como uma ameaça à segurança nacional e à política externa dos Estados Unidos”. A Tencent não quis comentar o recurso.

Leia mais em O Globo