Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

RS: Colheita da canola traz otimismo a agricultores da Serra; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Municípios de Vila Flores, Nova Prata e Nova Bassano contabilizam cerca de 126 hectares cultivados /VANICE DAL MAGRO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

O cultivo de canola na serra gaúcha vem aumentando a cada ano e, neste período, muitas lavouras encantam pela beleza das flores. A cotação dos grãos, equiparada ao preço da soja, traz boas expectativas aos produtores de todo o Brasil.

Nos municípios de Vila Flores, Nova Prata e Nova Bassano há aproximadamente 126 hectares de canola plantada e a colheita desta safra promete ser farta, já que as condições climáticas do inverno foram adequadas para a produção. A previsão é de que a colheita seja feita entre o final de outubro e início de novembro, explica o técnico da Coopercampos, Nestor Magoga.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Canola (Abrascanola), a área de canola cresceu 12% neste ano, com os cultivos concentrados no Rio Grande do Sul, principalmente na região do Noroeste/Missões, onde as lavouras estão mais próximas da indústria esmagadora que fomenta a produção. Segundo o levantamento, a área com canola no Brasil contabilizou 37 mil hectares nesta safra, com cultivos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As primeiras colheitas atingiram cerca de 500 hectares na primeira semana de agosto, mas as operações são intensificadas em setembro.

Leia mais no Jornal do Comércio