Porto Alegre, sexta, 27 de setembro de 2024
img

Um em cada quatro servidores receberá adicional por progressão em 2020; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Apesar de congelamento salarial, 162 mil funcionários públicos conseguirão elevar remuneração com promoções. Pedro Ladeira/Folhapress

 

 

Um em cada quatro servidores do Executivo federal conseguirá elevar o salário neste ano com progressões ou promoções na carreira. Uma brecha na lei que congelou salários do funcionalismo até o fim de 2021 permite que esses adicionais continuem sendo liberados.

Segundo o Ministério da Economia, 100 mil servidores ascenderam na carreira entre janeiro e agosto. Outros 62 mil devem ser beneficiados até dezembro. Atualmente, o Executivo federal conta com cerca de 602 mil funcionários públicos ativos.

Reportagem publicada pela Folha nesta sexta-feira (25) mostrou que o custo anual com as progressões automáticas por tempo de serviço e promoções por mérito, como no caso de cursos de capacitação, chega a R$ 500 milhões no Executivo federal.

Essas progressões representam a maior parte do crescimento da folha de salários do governo, o que pressiona a regra do teto de gastos e limita outros tipos de despesa no serviço público.

Leia mais na Folha de São Paulo