Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Presidente da Bolívia reconhece vitória de candidato de Evo Morales já no primeiro turno; O Globo

Detalhes Notícia
Apesar de apuração seguir lenta, boca de urna indica que Luiz Arce teve 52,4% dos votos; a presidente interina Jeanine Áñez já parabenizou o vencedor. Candidato à Presidência da Bolívia Luis Marce, aliado de Evo Morales e ex-ministro da Economia de seu governo Foto: AGUSTIN MARCARIAN / REUTERS

 

 

O candidato Luiz Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS) do ex-presidente Evo Morales, venceu a eleição presidencial na Bolívia já no primeiro turno, indicam as pesquisas de boca de urna. Embora a apuração oficial dos votos siga em ritmo lento, o resultado foi reconhecido pela presidente interina Jeanine Áñez, feroz opositora do MAS.

Segundo o levantamento divulgado pelo Ciesmori, um dos institutos de pesquisa mais confiáveis do país, Arce obteve 52,4% dos votos válidos, contra 31,5% do ex-presidente centrista Carlos Mesa. Pelo Twitter, a presidente interina parabenizou Arce e seu vice e pediu que eles governem “pensando na Bolívia e na democracia”.

Se a jornada eleitoral da Bolívia foi tranquila e sem grandes incidentes, após o fechamento das urnas o país viveu, na noite de domingo, uma incerteza agravada pela demora na divulgação dos resultados de boca de urna, atrasados em pelo menos mais de duas horas, inserindo um elemento a mais de tensão em torno do pleito. José Luis Gálvez, diretor da Ciesmori, justificou o atraso afirmando que seria necessário atingir 95% de apuração nos locais onde a pesquisa foi feita para que o resultado fosse divulgado. A explicação foi considerada confusa por analistas.

Leia mais em O Globo