Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

CORPO FUTURO: UMA REVISTA DE ARTE PARA CELEBRAR UMA EDIÇÃO HISTÓRICA

Detalhes Notícia
Com 174 páginas, a publicação estará à venda em livrarias da Capital reunido uma coletânea de textos e imagens pensadas para a contemplação e a perpetuação da arte impressa. A publicação reune diferentes pensadores em um edição para colecionadores e amantes das artes em geral. Modelos: Iara e Bento. Série "UTOPIA", com direção artística de Alma Negrot. Fotografia de Carlos Sales

 

Com todas as transformações que a pandemia e o isolamento social trouxeram ao 27°Porto Alegre Em Cena, tornando esta edição a mais digital da história do festival, um produto analógico também vai ficar marcado no evento de 2020. Para perpetuar ainda mais o expressivo conteúdo desta edição – e também o que (ou quem) nele não pode estar – o festival deixou para trás o catálogo de programação e mandou para a prensa uma esplendorosa revista de arte, um produto raro no Brasil.

A Corpo Futuro, com 174 páginas, em formato 25cm x36cm e papel especial é uma publicação de tirar o fôlego e estará à venda nas livrarias Baleia, Bamboletras e Traça, na Capital a R$ 30. Corpo Futuro é uma coletânea de textos e imagens pensadas para a contemplação e a perpetuação da arte impressa, em uma revista para colecionadores, pesquisadores, artistas e pensadores em geral. Fãs da arte, enfim.

Muitos dos trabalhos apresentados na publicação são inéditos e criados especialmente para a ocasião. Mais do que um compêndio que reúne artistas de artes cênicas, colocando seus conhecimentos à disposição de todos, o Em Cena abraça nestas páginas conteúdos de pensadores não exclusivamente vinculados ao teatro.

“A ideia é fazer o pensamento circular, como é a base do Porto Alegre Em Cena, assim como promover o encontro de muitas pessoas que por aqui passariam, em um único local, compartilhando conhecimentos e unindo análises que se complementam”, explica  Fernando Zugno, coordenador geral e curador do Em Cena.

 

Entre artigos exclusivos e depoimentos de diferentes pensadores, em comum o fato de todos estarem conectados com questões que envolvem as linhas de curadoria do festival. Na Corpo Futuro é possível folhear divagações e imagens sobre o corpo humano, a natureza, a expressão indígena, o afrofuturismo e o pensamento contestador em diferentes formas.

Entre os destaques, o texto de Donna Haraway, traduzido pela primeira vez no Brasil e publicado com exclusividade em Corpo Futuro. Entre as imagens igualmente inéditas e impactantes, estão as ilustrações e desenhos pensados para a publicação por Xadalu, Linga Acácio e Rafael Rodrigues, entre outros.

 

Estão reunidos em Corpo Futuro quem estaria presente no festival, e pela pandemia não pode, assim como foram convidados personagens de tantas e tantas histórias que o festival já contou e apresentou. São apenas mil exemplares, reunindo uma grupo único de pensadores. Bell Hooks, Ailton Krenak, Eliane Brum, Nuno Ramos, Raimunda Gomes da Silva, Castiel Vitorino Brasileiro, Jota Mombaça, Daniel Thomas e muitos outros dividem suas palavras e pensamentos nesta publicação.

As imagens, que também têm espaço nobre nas páginas, são obras de arte de profissionais como Vic Macedo, Alma Negrot e Thiago Martins de Melo, apenas para citar alguns. A revista será lançada no dia 20 de outubro, e traz anexo um pôster criado por Xadalu como presente comemorativo desta edição histórica.

 

Serviço:

Corpo Futuro, edição número 1

Lançamento: dia 20 de outubro, às 19h, no @poaemcena
Tamanho: 25cm x36cm, capa em Opaline diamond telado 240g
Preço: R$ 30
Páginas: 174
Pontos de venda: livrarias Baleia, Bamboletras e Traça, em Porto Alegre

Edição online e gratuita pelo linkwww.portoalegreemcena.com/corpofuturo

Editor responsável: Fernando Zugno
Diagramação e arte final: Dídi Jucá

Colaboração Curatorial: Gabriela Poester

Colaboração Criativa: Bruno Barros

 

Confira a programação completa em PORTO ALEGRE EM CENA