Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
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RS: Magistrados usam soluções inovadoras para prestar atendimento sobre casos judiciais

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Para a Juíza Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, “Os atendimentos virtuais se disseminaram e vão se tornar prática inarredável e constante. Trata-se de nova realidade."

 

A pandemia trouxe o isolamento social, mas também serviu como oportunidade para criar novas formas de se relacionar, inclusive no trabalho. O Juiz de Direito Fábio Vieira Heerdt, da 3ª relatoria da 3ª Turma Recursal, percebeu a necessidade de manter a possibilidade de diálogo com advogados. De um jeito criativo, o magistrado possibilitou que eles soubessem como entrar em contato direto com ele.

Juiz de Direito Fábio Vieira Heerdt

“Com base na realidade que hoje se vivencia em todos os campos da vida social, corporativa e pessoal, em que a linguagem foi se tornando mais fluída, curta, e que a comunicação contempla diversas possibilidades, em razão da acessibilidade de todos a recursos tecnológicos virtuais, percebi que precisaria me atualizar em relação à minha vida profissional, ou seja, ter o mínimo de capacitação para melhorar a qualidade da comunicação com servidores, Advogados, estagiários, imprensa. A partir daí, com o curso de Design Law, desenvolvi um card simples, estilo one page, em que eu usei recursos gráficos (fotografias), QRCode e um vídeo de cerca de 40 segundos para que os Advogados pudessem rapidamente obter o maior número de informações possíveis de como agendar conversa comigo, enquanto juiz, nos processos deles”, explicou o magistrado.

O trabalho do magistrado integra o projeto DESCOMPLICA, da Comissão de Inovação do TJRS (Inovajus), criado para facilitar a comunicação. O intuito é aprimorar a apresentação visual e o texto de documentos jurídicos.

A 2ª Turma Recursal Cível também criou um canal de conversa com Advogados, de forma que eles tenham acesso a todos os quatro magistrados ao mesmo tempo. A Juíza de Direito Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe explicou que atender os advogados em um só ato facilitou o andamento do trabalho: “A partir da pandemia, muitos novos hábitos foram gerados, dentre eles, os necessários atendimentos virtuais, em razão da impossibilidade do contato físico. Os atendimentos virtuais se disseminaram e vão se tornar prática inarredável e constante. Trata-se de nova realidade. E, se num primeiro momento assustou – pois o novo sempre tende a ser temido – logo que utilizadas as formas virtuais de comunicação, essas passaram a ser conhecidas, pouco a pouco ingressaram na rotina e passaram a fazer parte do cotidiano dos profissionais do direito. Nesse contexto, buscando, a um só tempo, simplificar e disseminar práticas inovadoras que busquem a execução de atos com celeridade, objetividade, sem desperdício de tempo ou protelações, a 2ª Turma Recursal Cível vem adotando prática que entende eficiente. Trata-se de atender advogados que solicitam contato com os magistrados da Turma em ato único, fazendo uso da tecnologia, através das plataformas disponíveis. Assim, o Advogado que pretende falar com os componentes da composição de julgamento de seu processo, pode se dirigir, a um só tempo, a todos os julgadores da Turma, evitando repetir os mesmos argumentos para cada um dos membros da composição, em datas e horários diversos. A prática é simples, representa economia de tempo e atende de modo exitoso o intento do profissional na linha do Projeto DESCOMPLICA, recentemente lançado pelo Inovajus. Toda medida, ainda que singela, que traga algum benefício coletivo, é válida”.

Também integram a 2ª Turma Recursal Cível os Juízes de Direito Roberto Behrensdorf Gomes da Silva, Elaine Canto da Fonseca e José Vinicius Andrade Jappur.