Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Documentário explica como a desinformação influencia decisões políticas

Detalhes Notícia
"A Verdade da Mentira" mostra como campanhas de fake news são criadas e nos convida a refletir sobre o que nos torna tão suscetíveis a acreditar em mentiras. Petria Chaves e Cristina Tardáguila no documentário A Verdade da Mentira (Foto: Divulgação)

 

 

Quem se beneficia com a desinformação? Qual é o impacto que ela tem no nosso dia a dia? De que maneira ela muda a forma como entendemos a política e o mundo ao nosso redor? Essas são algumas questões a que o documentário A Verdade da Mentira tenta responder por meio de entrevistas com jornalistas, acadêmicos e especialistas no comportamento humano que estão na linha de frente do combate às fake news.

“Sempre haverá pessoas idôneas que tentarão curar esse sistema, seja pelo jornalismo, pela justiça, pela tecnologia ou por entidades da sociedade civil”, diz, em entrevista a GALILEU, a jornalista Petria Chaves, apresentadora do documentário dirigido por Maria Carolina Telles.

Didática e analítica, a produção mostra como a desinformação circulou e influenciou decisões políticas durante as eleições de 2018 no Brasil. “Tivemos um cuidado muito grande para não pender [para um dos lados]”, afirma Chaves. “A produção não é política no sentido partidário, mas sim no sentido de ser uma ferramenta de consciência e autoconhecimento.”

Leia mais em Galileu