Porto Alegre, domingo, 29 de setembro de 2024
img

Mobilização impede corte de guapuruvu em Porto Alegre; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Prefeitura havia contratado empresa para realizar corte, alegando risco de queda. Ambientalistas alegam que tronco se encontra em boas condições | Foto: Alina Souza

 

A mobilização de um grupo de ambientalistas no fim de semana impediu o corte de um guapuruvu na rua 24 de Outubro, no bairro Independência, e suspendeu o trabalho dos técnicos da empresa contratada pela prefeitura de Porto Alegre para fazer a retirada da árvore. Os manifestantes alegam que o tronco, que tem cerca de 1,3 metro de diâmetro e 26 metros de altura, está em boas condições e deve ser preservado.

Eles afirmaram, ainda, que os funcionários não dispunham do laudo técnico para seguir com a atividade. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) informa que a queda de um galho em cima de um carro, em novembro de 2019, motivou o pedido de supressão.

Conforme a Smams, em vistoria, foi constatada uma “lesão aberta de grandes proporções, gerada pela queda do galho, e que se localiza na base de outros ramos de grande porte da copa, com potencial de enfraquecimento da sustentação e sério risco de novos acidentes”. A secretaria reforça que, com base no laudo técnico, a Autorização Especial para Remoção de Vegetal (AERV) foi emitida em março deste ano. Coordenador do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá), o biólogo Paulo Brack foi ao local e garantiu que a árvore não apresenta sinais de apodrecimento.

Leia mais no Correio do Povo